Rio Muriaé, em Itaperuna, com alerta máximo do Inea para risco de transbordamento

Rio Muriaé, em Itaperuna, com alerta máximo do Inea para risco de transbordamento

As cidades de Laje do Muriaé e Italva também podem ser atingidas

O Rio Muriaé, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, tem alto risco de transbordar. O alerta máximo é do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e a causa é o aumento do volume das chuvas nos últimos dias. As cidades de Laje do Muriaé e Italva, também no Noroeste Fluminense, podem ser afetadas.

Na terça-feira (2), o Inea registrou uma subida de nível considerada acima do normal no Muriaé, nas próximidades do Parque Industrial. A cota de inundação do Rio é de quatro metros. Ainda segundo o órgão alertou nesta quarta-feira (3), o Rio Muriaé está perto de transbordar na localidade de Cidade Nova.

Um fator fundamental para que seja feito o acompanhamento do risco de alagamentos na cidade é a régua de medição do volume do Rio, que banha os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O sistema de controle é feito pelo Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério de Minas e Energia. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, monitora esporadicamente a régua e informa a situação à Defesa Civil.

Para emergências, o cidadão deve ligar para o número 199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Civil Municipal) ou 193 (Corpo de Bombeiros). O morador também pode se cadastrar no serviço de alerta por SMS, pelo número 40199.

Com informações de O Dia