Alerj defende estudo para viabilizar ligação ferroviária entre Porto do Açu e o Pólo GasLub
Também participou da reunião o Secretaria de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Douglas Had
A Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), debateu, em reunião realizada nesta segunda-feira (1), maneiras para melhorar e incentivar o transporte ferroviário de passageiros no estado. Para o coordenador da frente, deputado Luiz Paulo (PSD), a principal delas é a realização de um estudo para a implantação do trecho que conectará o Porto do Açu, em São João da Barra, ao Polo GasLub, em Itaboraí, da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118). A frente também apresentou emendas, propostas pelo colegiado, aprovadas ao Orçamento.
“Nós sugerimos sete estudos, dos quais as secretarias de Transportes e de Planejamento irão selecionar aqueles que forem mais viáveis para o Estado. No meu entendimento, o mais prioritário é a EF-118, ligando o Açu ao antigo Comperj, em Itaboraí”, finalizou o coordenador da frente.
Também estiveram presentes na reunião o assessor da Secretaria de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana (Setram), Douglas Haddad; o assessor da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Duprat; e o ex-deputado federal e presidente do comitê Por um Trem em Movimento, Carlos Santana.
Na avaliação do coordenador da frente, o acordo com o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Trens, realizada pela Alerj em 2022, o serviço prestado é de má qualidade e há risco de acidentes. O parlamentar também citou que os atuais acionistas da Supervia já demonstraram interesse em deixar a concessão. Sendo assim, uma futura licitação necessitaria de nova modelagem.
“A concessão da Supervia está com um grupo de empresas japonesas, cujas notícias que chegam apontam que elas não querem mais continuar. O trem está transportando, atualmente, 350 mil passageiros por dia, com atendimento de péssima qualidade e risco de acidentes”, frisou Luiz Paulo.
O deputado também afirmou que a Frente da Alerj irá se encontrar com o secretário de estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, para entender o que estabelece o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que deverá ser assinado em relação às obras da Estação Gávea do metrô. “A gente ainda não conseguiu entender se esse TAC é somente para manter a estação de pé, sem risco para o entorno, ou se também está prevista a ligação em direção a São Conrado”, acrescentou.
A Frente Parlamentar definiu a realização de audiência pública para discutir a situação da concessão da Supervia, responsável por operar o serviço de trens urbanos de passageiros no Rio de Janeiro.