Cidennf e secretário de Estado de Polícia Militar discutem segurança para a região

Encontro teve a participação de representantes de São João da Barra, Macaé, Varre-Sai, São Fidélis e Italva
Assuntos relacionados à segurança da região, entre eles aumento do efetivo policial militar dos municípios e criação de uma câmara técnica, foram discutidos em uma reunião na terça-feira (13), entre integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes. Representantes das prefeituras de São João da Barra, Macaé, Italva, São Fidélis e Varre-Sai participaram da reunião no Rio.
De acordo com o Secretário de Segurança de São João da Barra, Anderson Campinho, ficou definido que o aumento do efetivo acontecerá mediante a conclusão de duas turmas que estão em andamento no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), com militares sendo enviados aos batalhões do interior, onde existem carência.
Um oficial para representar a Secretaria de Estado de Polícia Militar no Cidennf, com poder de decisão para atuar, e a proposta, por parte do consórcio, da criação da câmara técnica para discutir e buscar avanços para a segurança da região também estiveram na pauta.
“Essa câmara técnica terá como membros integrantes de demais instituições, como Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil. Outra reunião será agendada em breve com o objetivo de consolidar a fundação dessa câmara”, explicou o Campinho, que representou a prefeita Carla Caputi.
Já o vice-prefeito Fabiano Paschoal e o Secretário de Segurança Pública de Macaé, Tales Borges, representaram o prefeito Welberth Rezende. Eles destacaram a importância da parceria entre o governo municipal e os comandos das forças de segurança para a construção de estratégias que ajudem a reduzir índices de crimes, tornando as cidades mais seguras.
“Macaé construiu junto às forças de segurança estratégias que tornam a nossa cidade mais segura. Nós entendemos que o reforço das ações táticas, o aumento e o aparelhamento dos agentes nas ruas e o aumento da sensação de segurança na cidade é uma estratégia de gestão do nosso governo. E, por isso, agradecemos ao comando da PM pela parceria em tornar o nosso município uma referência nesses resultados”, disse o vice-prefeito de Macaé.
O comandante da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, destacou a necessidade dos municípios em instituir programas e projetos que reduzam o avanço do “ambiente de crime” nas cidades do interior.
“Nós estamos fazendo novo concurso para agentes, ampliando a compra de viaturas que estão sendo encaminhadas para as cidades do interior, ampliando armamento, fortalecendo nossos batalhões. E vamos juntos aos municípios definir novas iniciativas que auxiliem o nosso trabalho”, apontou o comandante.
O comitê de representantes dos municípios do Cidennf foi liderado pelo presidente do Consórcio, o prefeito de Italva, Léo Pelanca.