Após Alerj aprovar indicação para o TCE, Pampolha renuncia ao cargo de vice-governador

Decisão abre portas para Rodrigo Bacellar assumir governo do estado
Por 57 votos favoráveis, cinco contrários e sete abstenções, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (21), a Mensagem 15/25, de autoria do Executivo, que indica Thiago Pampolha (MDB) para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ). O resultado da votação será publicado em Diário Oficial e comunicado ao governador Cláudio Castro (PL), responsável pela indicação, que nomeará o novo conselheiro. Logo após o fim da votação, Pampolha encaminhou comunicado oficializando sua renúncia ao cargo de vice-governador.
A sessão foi comandada pelo presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (União). O parlamentar elogiou a indicação de Pampolha e pediu atenção às prefeituras do interior. “Não tenho dúvidas quanto aos requisitos técnicos do Pampolha para ocupar a vaga. Ele já foi reconhecido pelo voto popular e espero que sua ida ao TCE ajude a mudar a máxima de punição de prefeitos do interior, que muitas vezes não conseguem ter quadro técnico adequado”, discursou Bacellar.
Ao detalhar seu currículo, Pampolha destacou seus três mandatos como deputado na Alerj e, sobretudo, sua atuação em comissões importantes da Casa, como a de Constituição e Justiça (CCJ), a de Orçamento, e a de Tributação. Ele também presidiu as Comissões de Defesa dos Animais e de Defesa do Meio Ambiente, foi vice-presidente das Comissões de Obras e de Defesa do Consumidor, além de ter integrado a Mesa Diretora da Assembleia.
“No intenso trabalho desses colegiados, eu consegui uma bagagem das questões orçamentárias, com apresentação de pareceres aos projetos de lei. Também atuei em questões relativas à sonegação fiscal. Acredito que o cargo no TCE será uma grande experiência no meu currículo, uma mudança de vida que eu decidi em conjunto com a minha família”, declarou.
Renuncia ao cargo de vice-governador
Logo após o fim da votação que aprovou seu nome ao TCE, Pampolha encaminhou comunicado oficializando sua renúncia ao cargo de vice-governador, que foi lido ainda em plenário pelo presidente da Alerj.
Antes dessa votação no plenário da Casa, a Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Alerj já havia realizado sabatina de Pampolha, e a sua indicação também já tinha sido chancelada pela CCJ. As duas reuniões aconteceram na última terça-feira (20/05) e os colegiados aprovaram o nome por unanimidade.
Trajetória e experiência
Pampolha tem 38 anos de idade, desses 15 anos foram de vida pública. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010, sendo reeleito por outros dois mandatos. No Executivo, atuou como secretário de Estado de Esporte Lazer e Juventude e do Ambiente e Sustentabilidade, além de ter assumido o cargo de vice-governador em janeiro de 2023. Ele substituirá o conselheiro José Maurício Nolasco, que teve sua aposentadoria compulsória publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (19).