Caged: Campos fechou agosto com saldo positivo de 551 novos empregos

Caged: Campos fechou agosto com saldo positivo de 551 novos empregos

Acumulado de 2025 em relação ao ano passado mostra saldo positivo de 3.739 postos ocupados; destaque é o Setor de Serviços

O município de Campos dos Goytacazes, no Norte-Fluminense, fechou mais um mês com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada. No mês de agosto, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED) foi registrado um saldo positivo de 551 empregos. No acumulado do ano, o saldo positivo foi para 3.739 vagas de trabalho com carteira assinada.

O economista Ranulfo Vidigal, diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Campos, destaca o Setor de Serviços como um dos principais responsáveis pelo saldo do mês. Segundo ele, a tendência é a geração de mais vagas nos próximos dois meses, com a chegada do período de contratações do comércio por conta das festividades do final de ano.

“O setor de serviços segue liderando a geração de vagas e os números que observamos no comércio dão uma ideia de que novas contratações no setor devem acontecer nos meses vindouros. Isso normalmente ocorre com a chegada das festas natalinas, movimentando, principalmente, os setores do Comércio e Serviços”, reforça o economista.

No mês passado no m de agosto de 2025 segundo o Caged o Setor de Serviços apresentou um saldo positivo de 461 vagas, seguida do Comércio, que teve 441 vagas geradas. Já a Indústria registrou um saldo positivo de 22 empregos. Na contramão, os setores de Construção Civil e Agropecuária tiveram um declínio na geração de postos de trabalho, com saldo negativo de 20 e 53, respectivamente.

Já no acumulado do ano, o saldo positivo é impulsionado pelos Serviços, com mais 2.308 vagas. Na Agropecuária, com 1.040 vagas; na indústria, com 485 vagas; e no Comércio, com mais 134 vagas. O setor da Construção Civil aparece com saldo negativo de 228 vagas. Em comparação com o ano passado, o saldo mensal deste ano foi 191% maior que o registrado em agosto de 2024.