Em parceria com a Prefeitura de SJB e o IFF, Porto do Açu lança 2ª turma do Portodos Jovens
O objetivo é qualificar a juventude da cidade, além de impulsionar carreiras e abrir portas para o mercado de trabalho
Principal vetor de crescimento do Norte Fluminense, o Porto do Açu lançou mais uma turma do Portodos Jovens, uma jornada de aprendizagem que acompanha o jovem sanjoanense por 4 anos, a partir da finalização do 9º ano do Ensino Médio – uma parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a prefeitura de São João da Barra.
Depois de capacitar dez jovens na estreia do programa, no ano passado, a empresa que administra o complexo portuário deu início à capacitação de mais dez estudantes, nesta quarta-feira (5). O objetivo da ação é impulsionar a qualificação do aluno, com dois anos de parte teórica junto ao IFF e mais dois anos de prática e mentoria no Açu, na experiência como jovem aprendiz e estagiário.
“O Portodos Jovens é um programa que já deu certo e, felizmente, caminha para sua segunda turma. É através dele que materializamos nosso compromisso com o desenvolvimento da juventude local e nos consolidamos como vetor de transformador social. O foco é criar oportunidades para que o jovem se desenvolva junto com a gente, abrindo portas para muitos deles no mercado portuário”, explica Viviane Menini, gerente de Recursos Humanos da Porto do Açu Operações.
A primeira edição do Portodos Jovens contou com a mobilização de 500 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de 12 escolas de São João da Barra. O desafio inicial da empresa foi estimular o interesse dos estudantes pelos cursos técnicos oferecidos pelo IFF, para que eles possam participar da jornada completa.
Nesta segunda edição, foram convidados mais de 200 estudantes do IFF dos cursos de Transporte Aquaviário, Eletromecânica e Petróleo e Gás para participarem da Trilha de Desenvolvimento. Entre os mais de 60 participantes do processo seletivo, os 10 jovens que mais se destacaram começaram, hoje, como Jovens Aprendizes, com direito à bolsa auxílio e mentoria nas instalações do complexo portuário. A fase seguinte será o Programa de Estágio.
A estudante Luciana Lopes, que passou pela primeira turma, conta como tem sido a jornada de aprendizagem: “Integrar o time do Porto do Açu tem sido uma experiência única, marcada de momentos emocionantes e curiosos. Tenho tido a oportunidade de estar em lugares incríveis, ao lado de pessoas mais incríveis ainda, absorvendo o máximo de conhecimento possível.”, pontuou.

