Rodrigo Bacellar tem prisão revogada pela Alerj
Foram 42 votos para soltar o deputado, 21 pela manutenção da prisão e duas abstenções. Três parlamentares faltaram à sessão e um está licenciado
Em votação na tarde desta segunda-feira (8), o plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu revogar a prisão do presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União). Foram 42 votos para soltar o deputado, 21 pela manutenção da prisão e duas abstenções. Três parlamentares faltaram à sessão e um está licenciado.
Bacellar havia sido preso na última quarta-feira (3) pela Polícia Federal (PF) na Operação Unha e Carne. Ele é suspeito de ter vazado informações sigilosas da Operação Zargun, deflagrada em setembro, em que o então deputado estadual TH Joias foi preso.
Mais cedo, por quatro votos a três, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) havia decidido pela revogação da prisão de Bacellar. O deputado Rodrigo Amorim (União), presidente da comissão, comandou a sessão do colegiado. Ocorreram troca de acusações e clima tenso, e os parlamentares chegaram a propor que uma segunda votação do plenário definisse também se, em caso de soltura, Bacellar permaneceria no comando da Assembleia. Amorim, porém, ressaltou que discutiriam apenas a constitucionalidade da prisão.

