Dnit libera tráfego na rotatória da Curva de Grussaí, em SJB, sem aviso prévio
A Prefeitura entrou em contato com o Dnit solicitando o reforço da sinalização da área e disse que vai investir na iluminação
Mesmo sem ter avisado a Prefeitura de São João da Barra, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou ao tráfego a rotatória da Curva de Grussaí, na BR-356, nesta terça-feira (23). A obra foi iniciada em 2023, mas, apesar de concluída, devido a um impasse envolvendo o Dnit e a Enel, concessionária de energia elétrica, não foi entregue, o que ocorreu agora, três anos depois.
Através de um comunicado, a Prefeitura se manifestou dizendo que tomou conhecimento, também nesta terça-feira, que o órgão federal havia liberado o trânsito no trecho. Segundo o comunicado, assim que foi informada sobre a alteração no tráfego, o município entrou em contato com o Dnit solicitando o reforço da sinalização da área. A Prefeitura também solicitou à Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma vistoria e avaliação das condições de circulação no local.
Além disso, o governo municipal deslocou para a rotatória uma equipe da Guarda Civil Municipal para orientar os motoristas. Outra ação será investir em melhorias na iluminação.
Recentemente, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, e a deputada estadual Carla Machado, cobraram do Dnit e da Enel uma solução para o impasse. O trecho é considerado um dos pontos mais perigosos da região.
Comunicado da Prefeitura de São João da Barra
Prefeitura de São João da Barra se manifesta sobre liberação da obra da Curva de Grussaí
A Prefeitura de São João da Barra informa que tomou conhecimento, nesta terça-feira, 23, da liberação do tráfego na obra da Curva de Grussaí, realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Embora se trate de uma intervenção aguardada há muitos anos pela população, a mudança no fluxo de veículos ocorreu sem comunicação prévia ao Município, o que tem gerado dúvidas entre os motoristas e situações que exigem atenção redobrada no local.
Assim que foi informada sobre a alteração no tráfego, a Prefeitura entrou em contato com o DNIT solicitando o reforço da sinalização da área, de forma a garantir maior segurança e melhor orientação aos condutores.
O Município também acionou a Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pelo trecho, solicitando uma vistoria e avaliação das condições de circulação no local.
Mesmo não sendo uma atribuição municipal, a Guarda Civil Municipal deslocou uma equipe para auxiliar na orientação do trânsito e reduzir os transtornos aos usuários da via.
A Prefeitura informa ainda que irá providenciar melhorias na iluminação da área, contribuindo para aumentar a segurança de motoristas e pedestres, embora essa intervenção também não seja de responsabilidade do Município.
Por fim, a Prefeitura aguarda a avaliação técnica da PRF e segue acompanhando a situação, mantendo diálogo com os órgãos competentes para que sejam adotadas as medidas necessárias à segurança de todos.

