Prefeitura vai inaugurar um Centro Oftalmológico em Arraial do Cabo
O ambulatório oferecerá diferentes exames
A Prefeitura de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, vai inaugurar o primeiro Centro Oftalmológico da cidade, na segunda-feira (26), às 19h. Localizado na região central do município, o local vai oferecer a população consultas e exames, gratuitamente. As cirurgias continuarão sendo realizadas no Hospital Geral.
Para ser atendido no Centro Oftalmológico, o paciente deverá ter um encaminhamento da unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF). As marcações continuam sendo feitas na Secretaria de Saúde. Já quem está em tratamento no Hospital do Olho, em São Pedro da Aldeia, a Secretaria irá orientar sobre a transição.
O Secretário Municipal de Saúde, Jorge Diniz, disse que a partir de agora os moradores não mais precisarão ir a outras cidades para buscar atendimento oftalmológico. “O ambulatório, além de consultas, terá capacidade de diagnóstico as principais patologias oftalmológicas. O munícipe conforto e qualidade no atendimento, uma vez que as pessoas não precisarão se deslocar da cidade para ir em busca de tratamento”, disse ele, se referindo a tonometria, ceratometria, biomicroscopia de fundo de olho, mapeamento de retina, potencial de acuidade visual e teste ortóptico – já realizados na primeira consulta. Além disso também serão ofertadas paquimetria, microscopia especular de córnea, topografia de córnea, ultrassonografia do globo ocular e fundoscopia e ainda tratamentos, incluindo procedimentos cirúrgicos, como pterígio e catarata. Também poderá ser realizada a avaliação de glaucoma, para encaminhamento ao serviço especializado de referência.
Há bem pouco tempo, para realizar consultas, exames e cirurgias oftalmológicas o morador de Arraial do Cabo precisava entrar na fila da regulação do estado atrás de uma vaga em Niterói. Quem passou por isso, não esquece. É o caso de Marinilda Macedo da Silva. Por causa do glaucoma ela precisava ir duas vezes ao ano a Niterói. Ela lembra como as viagens eram estressantes: “As idas para Niterói sempre foram muito cansativas, pois o carro saía de Arraial do Cabo ainda de madrugada, por volta das três e meia; mesmo minha consulta sendo às 13 horas, eu tinha que sair nesse horário e ficar aguardando ser atendida à tarde,” relembra. Segundo Marinilda, quando a consulta era de manhã, ela também tinha que aguardar até a última pessoa ser atendida. Após quinze anos passando por isso, Marinilda não reclama, ao invés disso ela diz estar esperançosa com a possibilidade de fazer o tratamento perto de casa: “Estou aguardando ansiosa essa inauguração,” contou a paciente.
O prefeito Marcelo Magno considera a clínica um avanço para a cidade. “A inauguração da clínica municipal oftalmológica é uma enorme conquista para a população cabista. O ministério da saúde divulgou que 1 milhão de pessoas estão na fila do SUS, em todo o Brasil, para fazer cirurgias eletivas. Em primeiro lugar está a cirurgia de catarata. E aqui em Arraial do Cabo a secretaria de saúde zerou a fila de espera”, diz o prefeito.