Rio das Ostras cria sistema administrativo que vai gerar economia superior a R$ 24 milhões
A proposta é a implantação de uma infraestrutura moderna no município
Já em fase de teste há dois meses o novo Sistema Sali – Sistema Administrativo Livre Integrado – teve seu lançamento oficial na última quarta-feira (5), pela Prefeitura de Rio das Ostras. De acordo com o Governo Municipal, o novo sistema vai gerar uma economia superior a R$ 24 milhões aos cofres públicos.
O sistema foi totalmente desenvolvido pela equipe técnica da Assessoria de Comunicação Social e Tecnologia da Informação (AscomTI). O Sali é um sistema de gestão de processos administrativos que atende toda a administração municipal, implantado em 2003.
Sua última atualização ocorreu em 2009 e por isso estava obsoleto. De lá para cá não foi mais possível melhorá-lo devido à falta de tecnologia compatível. Com isso, os dados corriam risco de segurança da informação e o sistema não tinha compatibilidade com os navegadores utilizados na Prefeitura.
O novo sistema, ainda na primeira fase, está implantando uma infraestrutura moderna, com mais recursos do que era usado. Em seguida será desenvolvido um novo módulo de administração até a inclusão de novas funcionalidades, adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), adesão à assinatura eletrônica e a transformação de todos os processos para o meio digital.
“O novo sistema traz uma melhoria de performance e muito mais segurança para os dados do Município e dos cidadãos, além de possibilitar uma prestação de serviços mais eficiente”, explica Leonardo Calheiros, coordenador de desenvolvimento da AscomTI.