Prefeito anuncia 6° Mutirão da Saúde com 4 mil cirurgias em Campos
Objetivo é zerar fila de espera com cirurgias de hérnia, vesícula, urológica, ginecológica, bariátrica, catarata, de cabeça e pescoço e ortopédica
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, usou as redes sociais, nesta segunda-feira (17), para anunciar o lançamento, na terça-feira (18), de mais um Mutirão da Saúde, o 6°, dessa vez em parceria com o Governo do Estado. De acordo com ele, serão realizadas em torno de 4 mil cirurgias eletivas, que estão aguardando no sistema de regulação.
Os pacientes a serem atendidos são os que aguardam cirurgias de hérnia, vesícula, urológica, ginecológica, bariátrica, catarata, de cabeça e pescoço e ortopédica. O objetivo é zerar a fila de espera. Os procedimentos vão ser feitos na rede contratualizada do município.
“Será um dia muito importante para a Saúde de Campos. Estaremos lançando mais uma etapa do Mutirão da Saúde, desta vez de cirurgias eletivas. Serão cerca de 4 mil cirurgias de pessoas que estão na fila de espera. Vamos fazer este mutirão para zerar a fila e acabar com o sofrimento destas pessoas. É mais uma parceria com o Governo do Estado”, disse o prefeito de Campos.
Lançado em novembro de 2021, o primeiro Mutirão da Saúde disponibilizou 40 mil procedimentos para a realização de cirurgias eletivas, exames cardiológicos, de imagem e oftalmológicos. Segundo a Prefeitura, a meta proposta inicialmente pela secretaria de Saúde foi superada, alcançando 44.866 mil atendimentos.
Já a segunda etapa zerou a fila de espera para exames de ressonância magnética e tomografia. Todas as 6.992 vagas disponibilizadas foram preenchidas. Na terceira etapa, que teve por objetivo zerar a fila de cirurgias ortopédicas através do Sistema Estadual de Regulação, o governo conseguiu atender também, com celeridade, as vítimas de traumas provenientes do Hospital Ferreira Machado (HFM), como os idosos. Foram realizados 34.058 procedimentos.
No mutirão de cabeça e pescoço e urologia, feito no período de agosto a dezembro de 2022, 8.620 pessoas conseguiram atendimento, enquanto na quinta etapa foram realizadas 215 cirurgias eletivas.