Firjan e Porto do Açu debatem ações ambientais de empresas na segunda rodada da Jornada ESG
No segundo encontro da Jornada, a empresa T&D Sustentável, de Macaé, apresentou seus cases de sucesso no tema
Seguindo o sucesso do primeiro encontro da Jornada ESG – organizada pela Firjan e o Porto do Açu para desenvolver empresas da região –, cerca de 70 representantes de entidades de Campos, Macaé, São João da Barra e Rio das Ostras participaram, na quarta-feira (19) do debate em torno do Eixo E/A – Environmental/Ambiental, na sede da Firjan Norte Fluminense. O segundo encontro trouxe casos de sucesso como a T&D Sustentável, de Macaé, e contou com uma apresentação do Instituto Senai de Tecnologia Química & Meio Ambiente, sobre as ações que podem ser adotadas por pequenas e médias empresas e a importância do ambiental para a competitividade.
“As preocupações ambientais são mais do que uma necessidade para as empresas, mas uma urgência para toda a sociedade. É preciso cada vez mais estar alinhado às exigências e atitudes sustentáveis em benefício de um ambiente de negócios saudável e duradouro”, comentou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
“Somos um dos maiores negócios em desenvolvimento na região e nossa gestão ambiental vai além das nossas atividades diretas. Temos um olhar de toda cadeia e atuamos atentos ao ecossistema em que estamos inseridos. Boas práticas ambientais podem, além de contribuir para um ambiente mais equilibrado, reduzir custos e serem um diferencial na contratação. Por isso, a importância de abordamos este tema na nossa Jornada ESG”, afirma Fernanda Sossai, gerente de ESG da Porto do Açu Operações.
A Jornada ESG – Eixo E começou com o palestrante Helder Cerqueira Gonzalez, coordenador de Serviços Tecnológicos do Instituto SENAI, explicando de que forma as ações sustentáveis no mundo de hoje melhoram o ambiente de negócios – especialmente diante de uma nova consciência de consumidores e fornecedores.
“Os investimentos ESG são mais atrativos porque tendem a ser mais valorizados pelos consumidores. Há melhorias na imagem organizacional, pois são empresas que colocam as ações sustentáveis integradas ao seu propósito; e melhorias no clima organizacional interno: aplicar ações de ESG é pensar nos seus colaboradores, na qualidade de vida no trabalho e no seu bem-estar. Logo, gera um clima interno mais positivo, além de evitar uma grande rotatividade de funcionários”, disse Helder
Ele também explicou de que forma até micro e pequenas empresas podem se beneficiar e aderir ao ESG, mostrando estratégias e ações simples e viáveis para o dia a dia dessas empresas. O próprio IST Química & Meio Ambiente, por exemplo, conta com assessorias ambientais a projetos de tecnologia, como energias renováveis, valorização de resíduos e pegada hídrica.
Em seguida, representantes da T&D Sustentável apresentações as ações e serviços que ajudam as empresas a se adaptarem às exigências ESG. Entre elas está um Sistema de Economia de Água (SEA), que proporciona economias de até 70% no consumo. A empresa apresentou uma tecnologia que cuida da parte hídrica de condomínios e empresa, morando gastos e vazamentos, por exemplo.
Os próximos encontros da Jornada ESG serão em 30 de agosto, o Eixo S – Social, também na Firjan Norte; e em 27 de setembro, o Eixo G – Governance/Governança, no Porto do Açu. Os interessados poderão participar de um ou mais dias, mas é recomendável a participação em todo o evento. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e poderão ser feitas neste link.
O conceito ESG foi desenvolvido a partir do relatório Who care wins (Quem se importa, ganha – em tradução livre), lançado pela ONU em 2004, que estabelecia novas diretrizes e recomendações para o mercado financeiro sobre como integrar questões ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos e serviços de corretagem imobiliária.
Serviço:
Terceiro encontro: Eixo S – Social
Data: 30/8 | 10h
Local: Firjan Norte Fluminense (Rua Bruno de Azevedo, 37, Parque Jardim Maria Queiroz, Campos)
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/JornadaESG
Quarto encontro: Eixo G – Governance/Governança
Data: 27/9 | 10h
Local: Centro de Visitantes do Porto do Açu, em São João da Barra
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/JornadaESG