Trabalhadores de tráfego aéreo ameaçam entrar em greve
Os trabalhadores da empresa de Serviços de Navegação Aérea (NAV-Brasil) estão em estado de greve desde o último sábado (22/6). A categoria está pedindo reajuste de, no mínimo, 8,5% nos salários e melhores condições em benefícios, como plano de saúde. Ainda não há uma greve confirmada, mas, caso ocorra, vários aeroportos do país serão afetados, inclusive os de Campos e Macaé.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), a categoria está há mais de sete anos sem reajuste nos salários. Nenhum voo ainda foi afetado, mas caso os trabalhadores decidam em paralisar suas atividades prometem comunicar a decisão com pelo menos 72 horas de antecedência.
A NAV Brasil é uma empresa pública brasileira responsável pela prestação de serviços de navegação aérea no país, sendo responsável por garantir a segurança e regularidade dos voos no espaço aéreo brasileiro, como o controle de tráfego aéreo, controle de área, aproximação aeródromo.
De acordo com o diretor de comunicação da entidade, Lucas Borba, os profissionais tentam negociar com a empresa pública NAV Brasil desde abril, mas as partes não chegaram a um acordo. A companhia apresentou uma proposta de 3%, que foi rejeitada. Atualmente a estatal tem cerca de 1.600 empregados.