3º LIRAa mostra quadro da Dengue sob controle em SJB

3º LIRAa mostra quadro da Dengue sob controle em SJB

Resultado apresentou pequena fração acima do índice considerado satisfatório

Ficou em 1,1%, em São João da Barra, o Índice de Infestação Predial (IIP) do terceiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), estudo utilizado como parâmetro para classificação de risco para a Dengue, Zika e Chikungunya. Os trabalhos do levantamento foram realizados pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) na primeira semana de agosto, em um total de 1.500 imóveis de todo o município.

“Com o índice de 1,1%, ficamos apenas frações acima do ‘Baixo Risco’ e bem distantes do ‘Alto Risco’(começa em 4%). Isso é resultado do empenho diário de nossas equipes de combate às endemias espalhadas em todo o município. Diante desse quadro seguimos adiante, buscando novas estratégias de combate ao vetor principalmente a partir do verão, que é o período de maior risco. Nós tivemos desde janeiro apenas seis casos, nenhuma internação e zero óbito”, explica o diretor do NCZ, Matheus Moreira.

Ainda segundo o diretor, o índice perto do “Satisfatório” não significa que as pessoas devem baixar a guarda.

“Ao contrário, precisamos todos redobrar a atenção na tentativa de baixarmos ainda mais o índice no quarto e último LIRAa do ano, em dezembro. Vamos ficar atentos aos quintais, aos vasos de plantas, aos ralos dentro e fora das casas, a todos os locais de possíveis focos evitando o acúmulo de água onde o mosquito Aedes aegypti possa depositar ovos. É de suma importância receber as visitas dos agentes em seus imóveis. Juntos somos mais fortes, contamos com a ajuda de todos”, completou Matheus Moreira.