Propaganda eleitoral para eleição suplementar de prefeito de Búzios começa neste sábado

Propaganda eleitoral para eleição suplementar de prefeito de Búzios começa neste sábado

Dois candidatos estão na disputa Leandro de Búzios e Rafael Aguiar 

Começa neste sábado (23), a propaganda eleitoral para prefeito de Búzios, cidade da Região dos Lagos. A eleição suplementar no município foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) para 28 de abril.

Os eleitores do município terão que escolher entre dois candidatos, o policial militar do Bope, Leandro de Búzios (Solidariedade) e o ex-vereador e prefeito interino, Rafael Aguiar (PL). O prefeito cassado, Alexandre Martins, até pensou em lançar a própria esposa Daniele Martins, para tentar o suceder, mas acabou desistindo.

Na semana passada, Aguiar recebeu o apoio do governador do Rio, Cláudio Castro (PL) e da família Bolsonaro. O ex-presidente Jair Bolsonaro chegou a ir a Búzios pedir votos para o candidato do PL, durante a convenção do partido.

Já Leandro, conseguiu convencer seu partido a abrir mão da pré-candidatura da ex-vereadora, Gladys Nunes. Ela deixou a disputa, mas reclamou da postura do Solidariedade.

Entenda o caso

Em setembro de 2022, o Colegiado do TRE-RJ confirmou sentença da 172ª Zona Eleitoral, juízo responsável pelo caso, que cassou o mandato do prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (Republicanos), e do vice-prefeito, Miguel Pereira de Souza (Republicanos), por abuso do poder econômico nas eleições de 2020.

A Corte Eleitoral fluminense entendeu que os políticos foram beneficiados por esquema de compra de votos na data do pleito, em 15 de novembro de 2020. A decisão do TRE-RJ foi confirmada pela ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão monocrática de fevereiro de 2024.