Governo do Estado inaugura Laboratório de Análises de Solos e Foliar em Itaperuna

Governo do Estado inaugura Laboratório de Análises de Solos e Foliar em Itaperuna

A nova unidade terá capacidade de realizar até 200 análises de solo dos principais cultivos agrícolas do estado do RJ

O Governo do Estado e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro, a Pesagro-Rio, inaugura nesta sexta-feira (12), o Laboratório de Pesquisa em Solos e Análise Foliar do Noroeste Fluminense, que faz parte de uma iniciativa da empresa vinculada para o fortalecimento das atividades do setor agropecuário do estado.

A unidade terá capacidade de realizar até 200 análises mensais de fertilidade do solo e análise foliar dos cultivos de todas as cadeias agrícolas no estado do Rio de Janeiro, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência produtiva, resultados econômicos e adequada conservação e manejo dos solos.

Durante a cerimônia de inauguração, será realizada uma visita técnica com a chefe do laboratório, técnicos e produtores presentes, onde serão apresentadas as novas instalações e os equipamentos de ponta que serão utilizados nos serviços oferecidos pela unidade.

O projeto tem como objetivo, além de proporcionar a realização de análise e amostragem de solos, capacitar e aperfeiçoar técnicos para o manejo da fertilidade de terrenos das principais atividades agropecuárias.

“Com a inauguração da unidade, mais de 60 mil agricultores e pecuaristas serão beneficiados. É uma demonstração de crescimento da agricultura do estado do RJ” ressalta o secretário de Agricultura, Flávio Ferreira.

A Secretaria de Estado de Agricultura, investiu R$ 3,5 milhões para a construção do novo centro, que tem como parceiros a prefeitura de Itaperuna, a Embrapa Solos, Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e EMATER-Rio.

“Estamos dando um passo importante no desenvolvimento do Agro fluminense. Os serviços de análises físico-química do solo e análises foliares serão destinados a atividades produtivas de pastagens, olericultura, fruticultura, cana-de-açúcar, floricultura, grãos, silvicultura e outras atividades da área do agronegócio do estado” destaca o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques.