Petrobras deve abrir concorrência para novas plataformas na Bacia Campos

Petrobras deve abrir concorrência para novas plataformas na Bacia Campos

Unidades são para os campos Barracuda-Caratinga e Albacora

A diretora da Petrobras, Renata Baruzzi, disse ao site especializado Petronotícias que a empresa deve iniciar até o final deste ano a concorrência para a contratação de plataforma para o campo de Albacora, na Bacia de Campos. Assim como em SEAP, a Petrobrás também tentou no passado contratar uma planta para esse projeto, mas não conseguiu chegar a um acordo com as licitantes.

Albacora está a cerca de 110 km a leste do Cabo de São Tomé, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a produção do campo acontece por meio das plataformas P-25, do tipo SS (Semi Submersível), e P-31, do tipo FPSO. A malha de escoamento de óleo da P-25 é constituída por um oleoduto que interliga a unidade à P-31.

A diretora da Petrobrás acrescentou que o processo de contratação para Barracuda-Carantiga, também na Bacia de Campos, já recebeu propostas e está em fase de avaliação. Por fim, a executiva relatou que a Petrobrás tem conversado com a indústria fornecedora para entender quais tem sido as principais dificuldades na execução de novos projetos.

Segundo ela, um dos principais obstáculos atualmente é a financiabilidade das companhias.

“Fizemos ajustes tanto no fluxo de caixa quanto no modelo de contratação para melhorar as condições financeiras para as empresas. Estamos incentivando várias empresas a voltar a trabalhar com a Petrobrás. Recentemente, eu e a presidente [da Petrobrás] Magda [Chambriard] estivemos na Ásia. Fizemos várias reuniões há cerca de duas semanas para trazer empresas internacionais para trabalhar no Brasil, em parceria com empresas brasileiras” disse. Ela contou que muitas dessas empresas já têm Memorandos de Entendimento (MOUs) assinados com companhias locais para participarem da construção dessas plataformas no Brasil.