Temporal deixa plataforma à deriva no Porto do Açu

Unidade está ancorada no terminal desde 2024 para desmantelamento
O temporal que atingiu algumas cidades do Norte Fluminense na madrugada de domingo (20), fez com que a plataforma P-26, no Porto do Açu, em São João da Barra, ficasse à deriva após se soltar do terminal T-Mult. Segundo informações não ocorreram acidentes, apesar de haver navios nas proximidades.
A situação acabou sendo resolvida até o amanhecer do domingo. A P-26, da Petrobrás, está ancorada desde novembro do ano passado no complexo portuário para o desmantelamento sustentável da unidade.
A P-26 passará por limpeza de casco, reparos nos sistemas navais, dentre outros serviços. As unidades podem permanecer no Porto do Açu por até três anos. O acostamento reduz a exposição ao risco dos trabalhadores e atividades offshore, além de eliminar a logística associada à manutenção da plataforma na locação, composta pelos transportes aéreos e marítimos, consumo de combustível para geração de energia, entre outras atividades.
O contrato com a Petrobrás é o primeiro passo da estratégia do Porto do Açu para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil, o que inclui as atividades de acostamento temporário, pré-desmantelamento e desmantelamento de plataformas.