Chuva interdita parte do Hospital Otime Cardoso dos Santos, em Cabo Frio

Chuva interdita parte do Hospital Otime Cardoso dos Santos, em Cabo Frio

Segundo piso sofreu inundações e estragos na madrugada e manhã desta quarta-feira e o segundo andar teve que ser evacuado

Fortes chuvas na madrugada e manhã desta quarta-feira (2) levaram à evacuação das repartições do segundo piso do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Praticamente toda a parte superior da unidade teve que ser desocupada, depois que a chuva causou sérios estragos na estrutura da unidade médica, a principal daquela populosa área da cidade. Enfermarias, salas e demais instalações sofreram infiltrações em todo o segundo andar.

A maior parte dos pacientes teve que ser levada para outras unidades médicas da cidade. A Defesa Civil foi acionada e equipes do Corpo de Bombeiros começaram a operação de socorro já às três horas da manhã. Segundo os Bombeiros, as equipes encontraram o local bastante danificado, com muita água descendo pela parte elétrica, o forro de gesso quebrado e solto em muitas repartições e salas, obrigando os militares a iniciarem um “plano de contingência emergencial”.

Foram acionadas a Secretaria Municipal de Saúde e equipes técnicas de outros órgãos da prefeitura para ajudar nas intervenções. Rapidamente foram transferidos 28 pacientes que estavam no segundo andar. A unidade de pacientes graves foi totalmente desativada. Menos de 40 leitos tiveram condições de permanecer funcionando, todos na parte de baixo do prédio.

“A Secretaria de Saúde divulgou algumas medidas que já foram tomadas. Não estamos recebendo internações, mas os atendimentos de urgência e emergência e ambulatorial seguem funcionando normalmente na parte inferior. O hospital dispõe de 13 leitos para traumas neste momento. Foi feito o remanejamento das equipes multidisciplinares necessárias para dar o suporte necessário nas unidades que estão recebendo os pacientes remanejados”, explicou o prefeito de Cabo Frio, Doutor Serginho, que seguiu rapidamente para o local tão logo ficou sabendo do problema.

Ainda segundo o prefeito, as chuvas acabaram danificando as obras que vinham sendo realizadas na parte superior do hospital e agora a previsão é de que tudo volte a funcionar normalmente somente dentro de trinta dias.