Inaugurado em Macaé o primeiro Núcleo de Fibromialgia do Estado

A unidade foi planejada para oferecer atendimento multiprofissional e especializado a pacientes que convivem com a doença crônica
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, inaugurou, nesta terça-feira (9) o primeiro Núcleo de Fibromialgia do Estado do Rio de Janeiro, que funcionará no quarto andar do prédio da Casa da Criança, no Centro. A unidade foi planejada para oferecer atendimento multiprofissional e especializado a pacientes que convivem com a doença crônica, que atinge cerca de 3% da população brasileira.
“É um dia de muita felicidade para Macaé. Inauguramos a primeira clínica do Estado para pacientes com fibromialgia, oferecendo não apenas um espaço físico, mas também esperança e um olhar diferenciado para pessoas que muitas vezes sofrem com essa dor que é invisível. A saúde é um desafio diário, mas seguimos avançando, ampliando o acesso e criando políticas públicas que transformam vidas” discursou o prefeito.
O Núcleo de Fibromialgia de Macaé, o Nufimac, contará com serviços de neurologia, psiquiatria, fisioterapia, psicologia, nutrição e clínica médica, além de acompanhamento social e acolhimento integral. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante apresentação de laudo com diagnóstico da doença.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Lucas Rodrigues, ressaltou que o núcleo reforça o compromisso do município em cuidar das pessoas com atenção e humanização. “A fibromialgia é uma doença incapacitante, que causa dores, fadiga e ansiedade. O núcleo nasce como referência estadual, com uma equipe multidisciplinar preparada para oferecer acolhimento e cuidado integral. Esse é um governo que cuida”, afirmou.
A secretária de Atenção Básica, Simone Sales, lembrou que Macaé já possui cerca de 13 mil pessoas diagnosticadas com fibromialgia, em sua maioria mulheres. “É uma dor silenciosa para quem vê, mas que grita para quem sente. Esse espaço foi pensado com carinho para acolher e cuidar não só da parte clínica, mas também da saúde emocional dos pacientes. O núcleo estará de portas abertas para garantir atendimento digno e humanizado”, disse.
O coordenador da Casa da Criança e do Nufimac, Eliézer Pacheco, enfatizou que a criação do espaço atende a uma demanda histórica. “Essa luta começou a partir da necessidade trazida por pacientes que convivem com a fibromialgia. Hoje, entregamos nove salas estruturadas, entre consultórios e auditório, e uma equipe multiprofissional dedicada. É o primeiro núcleo do Estado e fará de Macaé uma referência no atendimento a pessoas que sofrem com essa doença”, detalhou, ao informar que o atendimento no espaço começa a partir da próxima segunda-feira, dia 15.
A inauguração contou com a presença de representantes do poder público municipal, como a secretária de Alta e Média Complexidade, Natália Antunes, além da representante do Legislativo, a vereadora Mayara Rezende.
Fibromialgia
Recentemente, a Lei Federal 15.176/2025 reconheceu a fibromialgia como deficiência, assegurando prioridade no atendimento e acesso a políticas públicas específicas. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população no país convive com a síndrome, caracterizada por dor generalizada, fadiga, distúrbios do sono, ansiedade, depressão e limitações no dia a dia.