Ferroport adota IA em embarque de minério no Porto do Açu

Ferroport adota IA em embarque de minério no Porto do Açu

O sistema foi apresentado durante o Port Performance Summit Brasil 2025, em São Paulo

A Ferroport, que opera terminal no Porto do Açu (RJ), passou a adotar sistema de IA (Inteligência Artificial), associado a modelo de redes neurais, para aumentar a eficiência da operação de embarque de minério no porto localizado no Norte Fluminense. O sistema foi apresentado nesta quinta-feira (2), durante o Port Performance Summit Brasil 2025, em São Paulo.

Segundo a Ferroport, a operação de transporte atende basicamente à atividade de mineração da Anglo American, em Conceição de Mato Dentro, em Minas Gerais. A carga percorre 529 quilômetros, passando por 33 municípios, até o despacho em navios no porto fluminense.

O sistema de IA utiliza imagens registradas por três câmeras para, em tempo real, detectar a presença de “materiais indesejados” – como pedras, chapas e detritos – no fluxo de carregamento do produto em correias transportadoras até o embarque nos navios. É realizada uma espécie de filtragem da carga. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa SVA Tech.

Parte da eficiência do sistema de IA é explicada pelo uso de modelo de redes neurais, que são algoritmos inspirados no funcionamento do cérebro humano, mas capazes de analisar grandes volumes de dados. A Ferroport informou que o chamado Sistema de Detecção de Materiais Adversos por Inteligência Artificial faz uso de “tecnologia inédita” no país.

“Com essa solução pioneira, a Ferroport se torna o primeiro porto no Brasil a contar com a tecnologia embarcada em transportadores”, afirmou o gerente-geral de operações da Ferroport, Luiz Francisco Silva, por meio de nota.

A Ferroport informou que, em 2024, registrou volume recorde de exportação em dez anos de operação no terminal portuário. No período, foram transportadas 25,014 milhões de toneladas de minério, com crescimento anual de 4%. Atualmente, a operadora portuária, informa, responde pelo terceiro maior terminal privado do Brasil em movimentação de minério de ferro.