Mais uma noite: Chinês e Congos voltam a dar espetáculo no Carnaval de SJB

Mais uma noite: Chinês e Congos voltam a dar espetáculo no Carnaval de SJB

Com enredos repletos de referências ancestrais, as escolas encantaram o público na Avenida do Samba

Mais um espetáculo a céu aberto marcou o Carnaval de São João da Barra, nesta terça-feira (17), com as escolas de samba Chinês e Congos desfilando pela segunda vez na “Melhor Folia”. O público se encantou na Avenida do Samba com enredos repletos de referências ancestrais, representadas nas letras dos sambas, alegorias e fantasias luxuosas. A empolgação dos foliões das duas agremiações também foi mais uma vez a marca do Carnaval sanjoanense, apontado como o melhor interior do estado do Rio de Janeiro.

Invertendo a ordem dos desfiles do último domingo, 15, a escola que entrou primeiro na Avenida foi o Chinês com o enredo “Zǔchuán de – O Legado dos Ancestrais”, que levou os componentes e a torcida a relembrar o passado da agremiação. As referências da China estavam presentes desde a comissão de frente até o último carro, que é sempre um espetáculo à parte. Dragões e símbolos do horóscopo chinês e do yin e yang se misturam com o leão, símbolo da escola e exaltação da velha guarda. A bateria “Sensação” foi outro espetáculo, representando “os guerreiros ancestrais da eternidade”. À frente deles, a madrinha de bateria, Kelryn Ramos, representou um dragão chinês com samba no pé.

Depois foi a vez dos Congos animar o público o enredo “Ekobé – O Canto da Resistência Ancestral”. Elementos da natureza estiveram presentes em todo o desenvolvimento do desfile com alegorias e fantasias que coloriram a avenida. As referências indígenas, diferentes animais e criaturas da floresta ajudaram a mostrar a cosmogonia guarani, passando pelo universo de encantos e mitos, pelo impacto histórico da colonização, até chegar à busca da “terra sem males” como destino espiritual e projeto de futuro. A bateria “Coração Valente” mostrou ritmo ao representar uma aldeia indígena, tendo à frente como uma cacique a madrinha de bateria Giovana Benvino.

O público acompanhou e cantou os sambas do início ao fim. Morando em São João da Barra há três anos, Leda Rios acompanhou os dois desfiles junto com a família. Vinda de uma cidade onde o Carnaval não acontece com muita tradição, ela exaltou a folia sanjoanense.

“O melhor Carnaval da região é São João da Barra. Desfile maravilhoso, tudo de primeira. Não tem igual. Há três anos o Carnaval de SJB vem sendo uma novidade para mim. A cidade está de parabéns”, ressaltou.

Quem também assistiu a passagem de Chinês e Congos na Avenida foi a prefeita Carla Caputi. Ao lado de convidados, como a presidente da Câmara de SJB, Sônia Pereira, a prefeita destacou o trabalho feito pelas agremiações com a subvenção destinada pela Prefeitura. Cada uma dessas duas escolas recebeu R$ 385 mil em recursos previstos em um termo de fomento. A primeira parte foi repassada em novembro de 2025, com antecedência histórica de mais de 90 dias.

“Antecipamos a subvenção no ano passado e vamos antecipar mais ainda este ano, se Deus quiser, porque é muito importante essa preparação, eles fazem um desfile belíssimo, e essa preparação é muito importante. É muita felicidade poder investir no Carnaval e ver esse espetáculo que as nossas escolas de samba, quase centenárias, mais uma vez deram na Avenida”, disse Caputi.