Fiscalização ambiental em Arraial do Cabo passa a contar com moderna lancha
Embarcação foi comprada com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e do ICMS ecológico, o valor não foi informado pela Prefeitura
As operações de proteção e combate à crimes ambientais em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, desde a última segunda-feira (31), passaram a contar com uma lancha do tipo Flex-680 Cabin Militar. Embora, segundo a Prefeitura, a embarcação tenha sido adquirida com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e do ICMS ecológico, o valor não foi informado.
A lancha será operada pelo Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo (Gopam), da Secretaria Municipal do Ambiente e Saneamento. Além dos equipamentos básicos de segurança, ela é equipada com rádio de comunicação, Carreta Rodoviária Militar (construída em madeira, com dois berços compatíveis com o casco da embarcação, um eixo, aros na bitola de 15 polegadas com pneus radiais novos), GPS, sonar, machado, croque telescópico, binóculo militar, e outros acessórios.
De acordo com o governo municipal, “é importante ressaltar que os crimes ambientais que acontecem dentro da Reserva Extrativista (Resex) são rigorosamente fiscalizados pelo ICMBio. Contudo, é fundamental que todos estejam engajados na proteção do meio ambiente”. A Secretaria do Ambiente e Saneamento disponibiliza um canal direto de denúncias através do número WhatsApp: (22) 99936-1255.