Shell diz ter descoberto indícios de gás natural na Bacia de Campos
O combustível estaria a 3 mil metros de profundidade
A petroleira Shell notificou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) sobre a descoberta de indícios de gás natural no poço 1-SHEL-35A-RJS, localizado no bloco C-M-659, na Bacia de Campos, noticiou o site especializado Petronotícias. De acordo com a publicação, o poço está em uma lâmina d’água de 2.940 metros e foi perfurado pela sonda Maersk Developer.
O bloco C-M-659 foi adquirido pela companhia em outubro de 2019, durante a 16ª Rodada de Licitações, pelo valor de R$ 714 milhões. A Shell é a operadora da área com 40% de participação, em parceria com Chevron (35%) e QPI (25%).
A licença ambiental que autorizou a perfuração do poço, emitida pelo Ibama, diz que a Shell liberada para construir até seis poços no bloco – sendo um firme e cinco contingentes. A petroleira também poderá realizar até quatro testes de formação na área.
O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo, associado ou não ao petróleo. Assim como o petróleo, ele resulta da degradação da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.