Em evento com empresários, Wladimir diz que economia de Campos cresceu 7,6% em 2022

Em evento com empresários, Wladimir diz que economia de Campos cresceu 7,6% em 2022

O prefeito, em Petrópolis, estava acompanhado do coordenador do Sebrae e do presidente da CDL

Durante participação em um painel no
37ª Convenção Estadual do Comércio Varejista, neste sábado (19), em Petrópolis, o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, afirmou que a economia da cidade cresceu 7,6% em 2022, primeiro ano pós-pandemia da Covid-19. Segundo ele, “isso é um feito considerável porque o crescimento médio nos países da OCDE é de 3,1%”. O prefeito estava acompanhado do coordenador regional do Sebrae-RJ, Guilherme Reche e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Campos, Edvar Chagas.

Na avaliação de Wladimir, os dados apresentados justificam a nota máxima conferida pelo Tesouro Nacional quanto à gestão fiscal e contábil, por meio do Siconfi (Sistema de Avaliação da Informação Contábil e Fiscal). “A economia de Campos cresceu 7,6% no primeiro ano (2022) no pós-pandemia da Covid-19 e isso é um feito considerável porque o crescimento médio nos países da OCDE é de 3,1%” disse o prefeito.

Outro dado apresentado por ele na palestra foi sobre o mercado de trabalho no município. Segundo disse, em 2020 Campos gerou 1.832 empregos; em 2021 3.220. Já em 2022, 4.188 e agora em 2023, até junho, 3.678 empregos.

“Campos figura noutro ranking importante do Estado que é a instalação de novas empresas.  A prefeitura durante décadas figurou como a maior empregadora, mas hoje, ajuda o setor privado a gerar empregos e desenvolvimento com várias políticas públicas desenvolvimentistas”, diz o prefeito de Campos que destacou o Fundo de Desenvolvimento de Campos(Fundecam).

O Fundecam, segundo Wladimir, prioriza o apoio ao pequeno e médio empresário e o fomento ao empreendedor, o que acaba gerando “milhares de empregos”. O Fundo disponibiliza recursos com aporte máximo de R$ 50 mil com juros de até 2% ao ano.

Parcerias

Wladimir mencionou ações que contribuem para a economia de Campos através de parcerias com o setor privado, inclusive com a CDL, que desenvolve o comércio, o turismo e outros seguimentos relevantes como a Saúde e Infraestrutura. Citou ainda parceria com o Governo do Estado. De acordo com o prefeito, por sugestão da CDL, foi criado o Fashion Day que em parceria também com o Sebrae, fortalece o segmento lojista nos Centros comerciais nos bairros.

Na intervenção do debate, Guilherme Reche e Edvar Chagas pontuaram medidas assertivas do poder público que têm contribuído para a economia de Campos avançar.

“Em Campos, por meio da parceria com a Prefeitura, realizamos reuniões com empreendedores no Espaço da Oportunidade fazendo orientações qualificadas e isso contribui para o surgimento de novos pequenos negócios que são importantes na geração de empregos. A taxa Selic no patamar de 13,6% resulta em juros entre 254% e 30% para os empreendedores, mas o Fundecam pratica 2% ao ano e isso é um diferencial importante na atração de negócios. Tanto que nos últimos dois anos e meio foram realizados 742 contratos”, avalia Guilherme Reche.