Ação de concessionária e Polícia Civil combate furtos de água em Rio das Ostras

Ação de concessionária e Polícia Civil combate furtos de água em Rio das Ostras

Duas pessoas foram encaminhadas à delegacia após identificação de ligações clandestinas

Nesta terça-feira (21), operação conjunta da concessionária de água e esgoto Rio+Saneamento e Polícia Civil combateu a prática de ligações clandestinas de água nos bairros Jardim Campomar e Cidade Beira Mar, em Rio das Ostras na Baixada Litorânea. Equipes da empresa e da polícia em diversos pontos com suspeita de furto de água, as ligações clandestinas normalmente chamadas de “gatos”. Na ação, além de cortes, houve padronização de ligações.

A concessionária lembra que o furto de água é crime tipificado em lei, podendo resultar em prisão e pagamento de multa. Desta forma, mantém campanha contínua de conscientização e diálogo com as autoridades. Durante a ação, foram identificadas fraudes no abastecimento de dois estabelecimentos: um lava-jato e a sede de uma associação. As irregularidades foram confirmadas por perícia técnica.

Os responsáveis pelos estabelecimentos foram conduzidos à 128ª Delegacia Policial (DP-Rio das Ostras). Segundo a Polícia Civil, os infratores responderão de furto de água, crime previsto no artigo 155 do Código Penal.

Segundo o coordenador comercial da concessionária, Diogo Câmara, as ligações irregulares estão entre os principais fatores de perda no sistema, reduzindo o volume de água tratada e impactando o fornecimento à população. “Cada ligação clandestina significa menos água chegando ao consumidor regular. Uma ligação irregular consome de 3 a 4 vezes mais água do que uma regularizada. As fraudes prejudicam toda a população e sobrecarregam o sistema de distribuição”, alertou Câmara.

A operação contou com o apoio de denúncias feitas pela população, fundamentais para identificar irregularidades. A concessionária mantém canais de atendimento para denúncias através do telefone/WhatsApp: 0800 772 1027. Todas as informações são apuradas, esclarece Diogo Câmara.