Aeroporto de Campos recebe aprovação em inspeção técnica obrigatória
Técnicos do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizarem voos testes no Bartolomeu Lisandro na semana passada
O Aeroporto Bartolomeu Lisandro, administrado pela Infra Operações Aeroportuárias (INFRA), recebeu na última quinta-feira (9) um exame técnico realizado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da FAB (Força Aérea Brasileira). A análise, que durou cerca de duas horas, teve como foco principal a verificação da precisão e do funcionamento dos sistemas de navegação aérea, especialmente o sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator – Sistema Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão), que orienta os pilotos durante a aproximação para o pouso.
A avaliação é uma exigência regulamentar estabelecida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e ocorre a cada dois anos.
Durante o processo, a aeronave realiza procedimentos de toque-arremetida na pista, a fim de verificar se o equipamento se encontra com as configurações adequadas para a operação.
No procedimento, os técnicos do GEIV, apoiados em solo pelas Equipes Técnicas da INFRA e de empresa especializada, não identificaram necessidade de ajustes no sistema PAPI. Agora, o órgão irá preparar um relatório técnico detalhado com os resultados da inspeção. A avaliação foi realizada por uma aeronave do GEIV, que tem sua base no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, subordinado ao DECEA.
De acordo com Samuel Ferraz, superintendente do Aeroporto Bartolomeu Lisandro, a realização da inspeção é fundamental para garantir que as operações de voo sigam os mais altos padrões de segurança.
“Do ponto de vista da infraestrutura aeroportuária, a aprovação em inspeção reforça a confiabilidade e a segurança das operações, contribuindo para a confiança dos usuários, o cumprimento das normas regulatórias e a manutenção de altos padrões operacionais. Durante a inspeção não foram apontadas necessidades de ajustes do equipamento”, explica Ferraz.
A aprovação dessa inspeção assegura que os sistemas de navegação aérea estão em conformidade com as exigências regulamentares e operacionais. “Esta aprovação reforça nosso compromisso com a segurança, a eficiência operacional e o bom funcionamento do aeroporto, garantindo que continuemos a oferecer um ambiente seguro e confiável para os passageiros e para as autoridades aeronáuticas”, pontua Ferraz.