Aeroporto de Macaé é 1º lugar em Prêmio de Aeroportos Sustentáveis da Anac

A conquista foi na categoria de aeroportos até 200 mil passageiros
Administrado pela Zurich Airport Brasil, o Aeroporto de Macaé conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na categoria de aeroportos até 200 mil passageiros. A Agência avalia e classifica os aeroportos por suas práticas ambientais diante dos desafios da transição energética e das mudanças climáticas. A premiação destacou as iniciativas do Macaé Airport em gestão de emissões de carbono, qualidade do ar e ruído.
A 6ª edição do Prêmio Aeroportos Sustentáveis foi entregue no início deste mês em Brasília. Esta é a segunda vez que o aeroporto alcança o topo do ranking em sua categoria, repetindo o feito de 2023. O resultado consolida o compromisso do Macaé Airport com a sustentabilidade, reforçado pela recente conquista da certificação nível 4 do Airport Carbon Accreditation (ACA), concedida pelo Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e Caribe (ACI-LAC). Com isso, tornou-se o primeiro aeroporto regional e de base offshore do Brasil a atingir esse patamar, demonstrando:
Redução consistente das emissões de gases de efeito estufa (GEE);
Engajamento de parceiros do sítio aeroportuário;
Estratégia de descarbonização com meta de neutralidade até 2040.
Outras ações que contribuíram para a conquista foram os estudos sobre riscos climáticos, a elaboração de um inventário de poluentes e monitoramento contínuo para garantir conformidade com legislação. Na gestão de ruídos, destacam-se as práticas no controle de ruído aeronáutico, incluindo cálculos de população exposta e relatórios periódicos.
Os outros três aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil, também conquistaram resultados expressivos. Pelo terceiro ano consecutivo o Floripa Airport conquistou o 1º lugar entre os aeroportos com até 5 milhões de passageiros. Na média da pontuação geral, o Aeroporto de Vitória conquistou posição de destaque, ficando em 2º lugar e o Aeroporto de Natal avançou do décimo terceiro lugar no ano passado para o 3º lugar este ano.
O desempenho dos aeroportos demonstra a consistência das ações realizadas pela Zurich Airport Brasil tem foco para a Sustentabilidade em quatro temas centrais: energia, água, resíduos e clima.