Alunos das escolas estaduais do Rio passarão de ano mesmo se reprovados em seis matérias

Alunos das escolas estaduais do Rio passarão de ano mesmo se reprovados em seis matérias

Medida do governo fluminense foi criticada pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação

Já a partir deste ano, os alunos de Ensino Médio da rede estadual do Rio vão passar para a série seguinte se forem reprovados em até seis disciplinas, desde que cumpram um regime de recuperação especial paralela, a ser definido pelos colégios. A medida consta da Política Extraordinária Excepcional de Progressão Parcial, criada por decreto, assinado pelo governador Cláudio Cláudio e publicada na semana passada no Diário Oficial. O ato foi regulamentado por resolução da Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com a secretária de Estado Educação, Roberta Barreto, a mudança busca reduzir a evasão escolar, especialmente no Ensino Médio, etapa que ainda concentra os maiores índices de abandono.

“Fizemos muitos estudos e percebemos que o número de disciplinas em dependência para o ano seguinte pode interferir nesse direito de o aluno querer continuar na escola. Então, precisamos garantir aos nossos jovens as mesmas oportunidades que já são oferecidas em outros estados brasileiros para que permaneçam e avancem nos seus estudos”, diz ela.

Pela nova regra, estudantes da 3ª série que optarem pela progressão parcial terão até o fim do primeiro trimestre do ano letivo seguinte para concluir o plano de recuperação e obter o certificado de conclusão.

Sepe

O Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) afirma que condenou desde o primeiro momento em que teve a informação do projeto para a rede estadual. Para o sindicato, a resolução da aprovação automática “é a cereja do bolo de uma política que já vem se desenhando há meses, com o nome fantasia de “Novas Oportunidades de Aprendizagem” (NOA), que oferece infinitas provas e avaliações para aprovar alunos”.

“O sindicato mantém sua posição de reafirmar que a reprovação não é uma punição, mas uma medida pedagógica para estudantes que não adquiriram conhecimentos básicos para passar de ano possam ter seu aprendizado garantido”.