Alunos do Paraesporte vão abrir o Desfile das Campeãs do Carnaval, no Rio

O projeto é desenvolvido na Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos
Neste sábado (8), às 11h, cerca de 30 alunos e professores do Paraesporte, maior projeto sócio-esportivo do país voltado para pessoas com deficiência intelectual, vão sair da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) rumo à Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. O grupo irá abrir o desfile das Escolas Campeãs do Carnaval 2025.
Os alunos vão integrar os foliões da Escola de Samba Embaixadores da Alegria na abertura do desfile, segundo explicou o presidente fundador do Projeto, o ex-atleta da seleção brasileira de natação, Raphael Thuin. Será o quinto ano que os alunos e professores do Paraesporte participam desta experiência de alegria e inclusão, no Sambódromo.
Nos últimos três anos o Projeto Paraesporte é desenvolvido nas dependências da Uenf, por meio de uma parceria entre as duas instituições. O projeto existe há 13 anos, lembrou o coordenador do Paraesporte, professor Alber Gomes.
O aluno Bruno Rojas Campinho, está animado para esta primeira experiência que é o desfile das escolas campeãs do carnaval 2025, na Sapucaí, no Rio de Janeiro.”Me sinto muito feliz em poder participar pela primeira vez com meus amigos do Paraesporte. Vamos sambar e nos divertir bastante. Vou vestir uma roupa bem bonita e estou muito ansioso. Não vejo a hora desse dia chegar” diz Rojas.
Já o colega Gabriel Marins Bernadino, que vai pela terceira vez ao desfile, explicou que foi muito bom ter participado no ano passado e estou muito contente de participar novamente este ano. É um lugar muito bonito e junto dos meus amigos, fica melhor ainda. Todo ano é diferente, e acho que esse ano será melhor do que no ano passado. Estou muito empolgado, concluiu o jovem.
Aulas
As atividades esportivas retornam na próxima terça-feira (11), com aulas no horário da manhã e à tarde, no campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense. São oferecidas aulas gratuitas em mais de 10 modalidades esportivas, como futsal, vôlei, bocha, dança, basquetebol, handebol, natação e equoterapia.
Ainda há vagas para algumas modalidades esportivas. Os interessados devem procurar a sala da administração, no prédio da reitoria, na Uenf, de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.