Arraial do Cabo oficializada como Capital Nacional do Mergulho
As praias da cidade tem mais de 200 pontos de mergulho e dezenas de naufrágios catalogados
A cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, recebeu o título de Capital Nacional do Mergulho na terça-feira (31), a Lei 14.716/23 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com águas cristalinas e localizada a 165 quilômetros da capital fluminense, Arraial do Cabo é um dos destinos mais procurados por mergulhadores que chegam de diferentes partes do Brasil e até do mundo. As belezas e a biodiversidade do fundo do mar são o principal atrativo.
Em 26 de setembro deste ano, a Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal aprovou a proposta do projeto de lei, que foi relatada pelo senador Romário (PL-RJ). Desde então, o projeto aguardava a sanção do presidente Lula.
O município é especializada em oferecer atividades certificadas e seguras. Milhares de turistas visitam a cidade para conhecer as peculiaridades do fundo do mar, como escombros de barcos naufragados. As águas transparentes de Arraial de Cabo são propícias para a prática do mergulho em qualquer época do ano.
Além da infraestrutura de turismo e de esporte, a cultura do mergulho também movimenta a gastronomia e a programação artística aos visitantes de Arraial do Cabo e cidades da Região do Lagos. A Lei é de autoria do deputado Gutemberg Reis, do MDB do Rio de Janeiro.