Arraial do Cabo se prepara para receber 8 milhões de turistas no verão
Governo Municipal já preparou o Plano Verão
Em torno de 8 milhões de pessoas devem passar por Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024. A estimativa é da Secretaria Municipal de Turismo, que realizou uma pesquisa para estimar o número. Somente no Réveillon, são esperados 200 mil turistas.
Preocupada com a invasão, o prefeito da cidade, Marcelo Magno (PL), convocou uma reunião com o secretariado, na última quinta-feira (16), para apresentar o Plano Verão. Os principais pontos discutidos foram mobilidade urbana, turismo náutico, fiscalização ambiental, saúde e limpeza pública.
De acordo com o Turismo, em Arraial do Cabo são mais de 200 meios de hospedagens oficiais, 3 mil casas de aluguel, 60 agências de turismo, 130 guias e 250 bares, restaurantes e similares. Os dados são referentes as empresas cadastradas junto ao município e órgãos estaduais.
Nos próximos dias serão realizadas novas reuniões. Segundo o Governo Municipal, dessa vez serão convidados também representantes de empresas de ônibus que fazem linha na cidade, Prolagos, ICMbio, Marinha e as Polícias Militar e Civil.
Na primeira reunião estavam representantes das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Segurança Pública, Obras, Posturas, Saúde, Desenvolvimento Social, Fazenda, Educação, Coordenadoria de Comunicação, Coordenadoria de Eventos, Fipac, Procon e Idac.
Capital Nacional do Mergulho
A cidade de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, recebeu, em outubro, o título de Capital Nacional do Mergulho. A Lei 14.716/23 foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Com águas cristalinas e localizada a 165 quilômetros da capital fluminense, Arraial do Cabo é um dos destinos mais procurados por mergulhadores que chegam de diferentes partes do Brasil e até do mundo. As belezas e a biodiversidade do fundo do mar são o principal atrativo.