Bacellar e Pampolha conversam a procura de um consenso

Bacellar e Pampolha conversam a procura de um consenso

O presidente da Alerj e o vice-governador querem o mesmo, suceder Cláudio Castro no Palácio Guanabara

A disputa, de certa forma, antecipada para ver quem irá suceder o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), no Palácio Guanabara, ganha novos contornos a cada dia. De acordo com matéria da revista Veja, publicada nesta quarta-feira (2), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União) e o vice-governador, Thiago Pampolha (MDB) estão conversando atrás de um caminho para que somente um deles seja candidato ao governo fluminense em 2026.

Bacellar é o nome preferido de Castro, mas Pampolha sonha numa promoção vinda das urnas, ou seja, deixar de ser vice para ocupar a chefia do Executivo do estado. Segundo a Veja, Bacellar e Pampolha já se reuniram pelo menos umas três vezes nas últimas semanas. O presidente da Alerj e o vice-governador estão apostando em um consenso.

Fontes ligadas ao deputado estadual, disseram à revista que Bacellar tem trabalhado por um alinhamento independentemente do nome, e que vai “frustrar os que apostam em uma briga entre os dois”. Internamente há uma expectativa de que possa sair um acordo nos próximos dias.

Entenda o caso

O governador Cláudio Castro não esconde de ninguém que seu candidato para sucedê-lo no cargo é o deputado estadual e presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. O problema é que o vice-governador, Thiago Pampolha, também quer o mesmo que o parlamentar. Só que caso os dois saiam candidatos, seria o mesmo que entregar o estado ao prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que deve ser o nome da oposição.

Castro deseja renunciar ao cargo de governador para que Bacellar assuma e dispute o governo do estado no comando do Executivo. Porém, entre os dois tem Pampolha, que se o governador renunciar é o primeiro nome da linha sucessória por ser o vice. Para Bacellar assumir, Pampolha teria que também renunciar, mas anda fazendo jogo duro.