Barco de socorro começa a operar em Macaé
Serviço é oferecido pela Prefeitura
Um barco socorro começou a operar na costa de Macaé para suporte de embarcações com problemas. Conhecido como barco reboque, o serviço, oferecido pela Prefeitura de Macaé, pode atuar em até 100 milhas de distância, e funciona 24 horas.
“Macaé é o único município do estado do Rio de Janeiro a contar com o barco disponibilizado pela Prefeitura. Esta será uma forma de contribuir com a segurança e apoio aos nossos pescadores que atuam nas embarcações”, disse o Secretário Adjunto de Pesca e Aquicultura , Jair Barcellos.
Para o atendimento do barco socorro, o tripulante da embarcação com problemas operacionais, precisando ser rebocada, deve ligar para a Rádio Costeira, que acionará o serviço. O prazo de atendimento gira em torno de meia hora.
O barco reboque conta com equipamentos de proteção e itens específicos, como aparelho de alta complexidade USSB, PX (aparelho de baixa complexidade), antena satélite, aparelho celular via satélite, além de kit de primeiros socorros e balsa casulo.
São quatro tripulantes, que fazem parte da equipe especial devidamente treinada para atender embarcações cadastradas pela Marinha do Brasil. Em Macaé há cerca de 1.200 pescadores.