Caminhões acima de 4 eixos proibidos em vias urbanas de Campos a partir de hoje

Caminhões acima de 4 eixos proibidos em vias urbanas de Campos a partir de hoje

São três pontos de bloqueios, onde estarão agentes da Guarda Civil Municipal para orientar os motoristas

A partir desta segunda-feira (10), veículos de carga acima de 4 eixos não poderão mais trafegar pelas ruas de Campos. A medida foi reeditada por meio da Portaria de nº 21/2025, publicada na edição do Diário Oficial do dia 27 de fevereiro, visando a garantia da segurança e fluidez no trânsito, além de reduzir os desgastes das vias. São três pontos de bloqueios, onde a Guarda Civil Municipal (GCM) orienta os usuários que tentam acessar as vias administradas pelo município. As demais vias serão vistoriadas pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO).

Segundo a portaria, a proibição não se aplica aos veículos que atendem a estabelecimentos comerciais do município. O veículo utilizado no transporte de carga que não se enquadre nos limites de peso e de dimensões estabelecidos pelo Contran deve possuir Autorização Especial de Trânsito (AET), expedida pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), assim como casos excepcionais, que devem passar por análise técnica individualizada pelo órgão.

Os veículos de carga rígidos ou articulados com mais de 4 eixos com destino ao Porto do Açu deverão seguir pela BR 356, sentido BR 101, Avenida Presidente Kennedy (Jockey Clube), RJ 216, até o trevo de Donana, depois pela RJ 238 (Estrada dos Ceramistas) até a BR 101. Na chegada ao município pela BR 101 sentido BR 356, o mesmo trajeto deverá ser realizado em sentido contrário.

De acordo com o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, havia o compromisso do Departamento de Estradas de Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) em acelerar as obras da RJ 238, mais conhecida como Estrada dos Ceramistas, bem como iniciar a recuperação das vias impactadas com o aumento do fluxo de caminhões acima de 4 eixos.

“Campos retorna à sua normalidade após o período de Carnaval e não é possível ter esse trânsito de veículos no interior da cidade. Por isso que reeditamos a portaria. Comunicamos essa medida ao DER no dia 19 de fevereiro e solicitamos o início das obras de recuperação das nossas vias”, pontuou.

Pontos de bloqueios

– Cruzamento do Cepop – BR 356 x Alberto Lamêgo
– Ponto no Assai – Avenida Artur Bernardes x BR 101
– Ponto no Carvão – Avenida dos Ceramistas x Estrada do Carvão