Carla Caputi, prefeita de SJB, participa da programação da COP 30 no Rio

Carla Caputi, prefeita de SJB, participa da programação da COP 30 no Rio

Ela destaca avanço do projeto de contenção da erosão costeira em Atafona e Açu

Reforçando o compromisso de São João da Barra com a agenda climática e a preservação do seu litoral, a prefeita Carla Caputi participa nesta semana da programação da COP 30, no Rio de Janeiro. Durante o evento, o município terá espaço para apresentar o projeto de contenção da erosão costeira que contempla as praias de Atafona e do Açu. A iniciativa sinaliza o protagonismo da cidade no enfrentamento dos efeitos climáticos e na construção de soluções sustentáveis para a gestão costeira e proteção ambiental.

O fenômeno da erosão impacta o território sanjoanense há algumas décadas e segue como um dos maiores desafios ambientais do país. A prefeita lembrou que o Ministério Público Federal já se manifestou apontando que, até o momento, não existem estudos conclusivos capazes de embasar uma solução definitiva — razão pela qual o município trabalha para contratar um estudo robusto, com metodologia reconhecida e diretrizes de órgãos federais.

“Nós estamos atuando com responsabilidade, transparência e rigor. O edital do estudo está passando por revisão técnica pelo setor de Licitações, pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Procuradoria, e a previsão dos nossos técnicos é que ele será republicado ainda este ano”, afirmou Carla Caputi durante o evento.

A prefeita ressaltou que, para viabilizar essa etapa, a estimativa é de que o estudo fique na casa de R$ 7 milhões. Desse total, Carla Caputi já assegurou, junto ao deputado federal Murillo Gouvêa uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,8 milhão, e o restante será custeado com recursos próprios do município.

“Esse é um passo fundamental para que possamos acessar recursos federais e internacionais para a obra de contenção. A ciência e a técnica vão orientar o caminho mais seguro para proteger nosso litoral e nossa população”, destacou.

Carla Caputi também reforçou que segue buscando apoio institucional em Brasília para a realização do projeto. “Estamos em diálogo permanente com o Governo Federal, com órgãos ambientais e com parlamentares. São João da Barra está no debate, está preparada e tem responsabilidade com o presente e o futuro do nosso município”, disse a prefeita, que já solicitou uma agenda com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Nesta semana que antecede o início da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, no Pará, a cidade do Rio de Janeiro sedia uma série de encontros sobre clima, energia e inovação. Estarão reunidos investidores, lideranças globais, organizações internacionais e representantes do setor privado e da sociedade.