Casos prováveis de dengue no estado do RJ já chegam a quase 60 mil

Cinco óbitos foram registrados
O painel Monitora da Secretaria de Estado de Saúde registrou 59.162 casos prováveis de dengue nos municípios fluminenses, segundo divulgado na quinta-feira (24). Os números superam os notificados em todo o ano de 2023, quando o RJ teve 51.479 casos da doença. Frente ao cenário, foi publicado no Diário Oficial o Decreto 48.969, que reconhece a situação de epidemia de dengue no estado.
Além dos atendimentos em Upas, o boletim apresenta nessas sete primeiras semanas epidemiológicas o excesso de casos, indicando quantas vezes os números registrados excedem o limite máximo previsto. Por essa métrica, as regiões Metropolitana I, Serrana e Centro-Sul encontram-se em Nível III de acionamento à resposta a Emergência de Saúde Pública para Epidemia de Dengue, por apresentarem excesso de casos maior que 10 vezes o limite do canal endêmico por três semanas consecutivas.
“A Secretaria vem monitorando o crescimento da doença para agir com rapidez no atendimento à população. Onze das nossas 27 UPAs já receberam equipamentos para ampliar as salas de hidratação. Nossos indicadores mostram que os atendimentos estão aumentando, mas ainda não há sobrecarga, porque estamos agindo preventivamente. Outra boa notícia foi a chegada da primeira remessa de vacinas contra dengue hoje ao estado. Além disso, o treinamento aos profissionais de saúde dos 92 municípios tem sido feito de forma continuada e a divulgação das informações também”, disse a Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Elaborado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da SES-RJ, o boletim tem como diferencial o uso de um modelo de cálculo epidemiológico conhecido como nowcasting, que leva em conta o atraso de inserção de dados no sistema de vigilância.
Painel da SES-RJ atualiza dados
Os dados referentes à dengue no estado do Rio de Janeiro se encontram disponíveis no Painel Monitora da SES-RJ, no link: https://monitorar.saude.rj.gov.br/.
Houve cinco óbitos confirmados: dois no município do Rio de Janeiro, um em Mangaratiba, um em Itatiaia e um em Barra do Piraí. Em 2023, o estado registrou 51.526 casos prováveis e 32 óbitos confirmados por dengue