Defesa Civil de SJB em alerta para frente fria que avança pelo Sudeste

Defesa Civil de SJB em alerta para frente fria que avança pelo Sudeste

Aviso da Marinha aponta possibilidade de ondas de 3 metros e ventos de até 75 km/h do litoral de SC ao Norte Fluminense

A Defesa Civil de São João da Barra acompanha alertas emitidos pela Marinha do Brasil e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) sobre os possíveis efeitos de uma frente fria que avança pelo Sudeste e pode chegar ao litoral do município entre 09h desta terça-feira (29) e 21h de quinta-feira (31). As temperaturas não devem cair muito, mas a previsão é de ventos fortes e mar agitado com ondas de até 3 metros.

O alerta emitido desde sábado, 26, pela Marinha, já citava o risco de ventania entre Florianópolis (SC) e o litoral sanjoanense, com a possibilidade de ressaca no longo trecho de litoral, como já acontece em outras praias do Sudeste. O comandante da Defesa Civil de SJB, Marcos Antônio de Sá Machado, explicou que as autoridades e meios de comunicação da região já foram avisados da possibilidade de mudança do tempo.

Os ventos, segundo alerta, serão de noroeste a sudoeste, com intensidades que podem ir de moderado (18,9k/h a 51,9 km/h) até forte (52 km/h a 75 km/h), podendo até mesmo chegar a muito forte (acima de 76 km/h) até quarta-feira, 30. “Mas a tendência é de que a frente fria perca força enquanto avança, mas sempre mantemos as nossas equipes de plantão para qualquer eventualidade”, completou Marcos Antônio de Sá.

Em caso de reflexo destas previsões no município, a orientação aos pescadores é evitar sair com as embarcações ao mar nesse período, e aos atletas evitarem esportes aquáticos. Em caso de rajadas de ventos, não é recomendado procurar abrigo embaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Veículos não devem estacionar nas proximidades de torres transmissão e placas de propaganda.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública coloca à disposição para emergência os seguintes números da Defesa Civil: (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e Whatsapp).