Empresas de construção participam da Rodada de Negócios Firjan e Porto do Açu
Objetivo foi ajudar a desenvolver um dos setores que mais empregam na região
Cerca de 40 representantes de empresas do setor de Construção de Campos e São João da Barra participaram nesta quinta-feira (1º) da Rodada de Negócios da Firjan e do Porto do Açu, realizada no Centro de Visitantes do Porto, em São João da Barra. Os gestores tiveram a oportunidade de conhecer os processos e demandas diretamente com os responsáveis pelos setores de compras de seis grandes empresas do complexo portuário.
“Um evento como este representa mais do que a chance de gerar novos negócios para as empresas aqui presentes. Representa também uma oportunidade de contribuir com a geração de empregos, com o desenvolvimento da região e do setor, que tem agora a oportunidade única de aproveitar um empreendimento da magnitude do Porto do Açu”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, acrescentando que diversos novos negócios foram fechados a partir de eventos semelhantes realizados pela federação e o Porto desde 2020.
“A área de Construção e Manutenção Predial tem uma demanda diária dentro do complexo – até por sermos um Porto jovem, em constante manutenção e expansão, então existem várias oportunidades neste setor. Tivemos um volume alto de inscritos, mas decidimos limitar o número de participantes para que as oportunidades sejam mais bem aproveitadas. Em breve, teremos um evento ainda maior envolvendo outras categorias”, pontuou a Gerente de Suprimentos do Porto do Açu, Renata Colares.
Eduardo da Silva, diretor da Silverado Construção – que atua no mercado desde 2002 com manutenção industrial e construção de casas residenciais e empresariais – participou pela primeira vez da Rodada da Negócios, e saiu com boas perspectivas. “Gostei do formato pela chance de se aproximar das grandes empresas. Conversei com a Firjan e me interessei pelo apoio jurídico oferecido pela instituição. E a conversa com as seis empresas compradoras também foi muito boa, estamos confiantes de fecharmos negócio, pois pudemos nos apresentar e eles já conheciam alguns de nossos clientes”, comentou.
Já Frederico de Freitas, da Complexo Empreendimentos – associado à Firjan – já participou de três Rodadas de Negócios, mas com outra de suas empresas que fornecem materiais de construção. “Temos grandes oportunidades e precisamos ficar próximos. Com o apoio de eventos como este, já fechamos negócio com o Porto por meio da empresa de fornecimento de materiais, e agora estamos confiantes de fechar novos contratos oferecendo nossos serviços”, afirmou.
Os participantes tiveram à disposição um ônibus gratuito saindo da Firjan em Campos em direção ao Porto do Açu. Lá, Andreia Arpon, especialista setorial da Firjan, falou sobre iniciativas da federação para desenvolver o setor, como o programa Licença 4.0 – que busca desburocratizar a máquina pública –, além das unidades Firjan SENAI que são referência na qualificação profissional e na melhoria de produtos e processos construtivos. Em seguida, Antônio Oliveira, gerente de Infraestrutura do Porto do Açu, falou sobre as oportunidades vigentes e traçou um panorama do complexo portuário, que tem previsão de investimentos de mais de R$ 22 bilhões nos próximos 10 anos, e já conta com o terceiro maior terminal privado de minério de ferro do Brasil. Após as apresentações, os participantes foram sendo chamados para reuniões individualizadas com as seis empresas compradoras.
Esta foi a segunda Rodada de Negócios realizada pela Firjan e o Porto, sendo a primeira focada num setor específico. No ano passado, a primeira edição do evento contou com a participação da Uenf, reunindo 11 multinacionais e mais de 100 representantes de empresas de Campos, Macaé e São João da Barra. Em 2020 e 2021, ainda na pandemia, aconteceram dois Workshop – um on-line e outro presencial – para preparar os potenciais fornecedores.
“As informações existentes nesta mensagem e nos arquivos anexos são para uso restrito e confidencial, sendo seu sigilo protegido por lei. Se você a tiver recebido por engano, por favor, notifique imediatamente ao remetente e remova a mensagem e qualquer anexo de seu sistema. A Firjan não se responsabiliza por qualquer omissão ou falhas contidas nesta mensagem, que possam surgir na transmissão da mesma ou por prejuízos provenientes de quaisquer alterações de seu conteúdo. Esta mensagem é de responsabilidade de seu autor e seu conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião da empresa”.