Episódio de Caverna do Dragão produzido por ex-aluno do IFF Campos ganha Leão de Ouro em Cannes

Episódio de Caverna do Dragão produzido por ex-aluno do IFF Campos ganha Leão de Ouro em Cannes

Diego Ventapane foi o responsável pela animação e direção de fotografia e arte de “O episódio perdido” premiado na categoria Influencer & Co-Creation do festival de

“Caverna do Dragão: o episódio perdido” ganhou o Leão de Ouro na categoria Influencer & Co-Creation do Festival Internacional Criatividade Cannes Lions, realizado na França entre os dias 16 e 20 de junho. Quem assina a animação e as direções de fotografia e arte é o ex-estudante do Curso de Design Gráfico do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Campos Centro Diego Ventapane.

Ventapane explicou como surgiu a oportunidade de participar desse projeto que atendeu aos fãs dessa série animada que fez parte da infância dos nascidos entre as décadas de 80 e 90, já que na época em que a Tv aberta passava os episódios não foi possível assistir ao fim da saga daqueles seis jovens com ferramentas mágicas que encontravam peripécias e monstros ao tentarem voltar para suas casas.

“Esse filme foi parte de uma campanha publicitária da Hasbro, produzida pela Agência Ogilvy. Eles me convidaram para participar da montagem do case que ia ser inscrito e eu prontamente aceitei. Depois de pronto, a agência inscreveu o projeto no evento”, disse.

O egresso do Curso de Design afirma que cursar Design Gráfico no IFF foi determinante para a sua formação e conquistas profissionais.

“É indescritível, fazer parte de algo tão grande assim estava totalmente fora da minha realidade, eu nunca consegui imaginar que um dia isso seria possível para alguém de uma cidade do interior do Brasil. Ter sido aluno do IFF me abriu os olhos para o mundo, sempre digo que minha vida se divide entre antes e depois do IFF, sem a educação que recebi na instituição, eu nunca seria capaz de realizar o que realizei. Sou muito grato a todos os professores que me formaram e aos amigos que fiz durante o tempo que estudei no Curso de Design Gráfico”, revela.

Diferente do desenho animado que era exibido nos programas infantis, “O episódio perdido” foi produzido com bonecos filmados com a técnica de stop motion. Ventapane formou em 2011 e assina a animação, as direções de fotografia e de arte e a pós-produção da obra. Os cenários também têm a assinatura de Luiza de Carvalho, outra egressa do curso do IFF Campos Centro. O episódio está disponível no YouTube e totaliza mais de 597 mil visualizações.

Ventapane adiantou que vem trabalhando em outro projeto. “Estou idealizando uma série de 6 episódios para ser lançada através de financiamento coletivo. O projeto está sendo escrito e o plano é lançar a campanha de financiamento ainda este ano. Todas as informações serão divulgadas em minhas redes sociais que podem ser encontradas através do nome “os bonequinhos”.