Equipe do Iphan vistoria obra do Arquivo Público Municipal de Campos

Equipe do Iphan vistoria obra do Arquivo Público Municipal de Campos

Chefe do Escritório Técnico da Região dos Lagos do Iphan, Carina Mendes, fez acompanhamento e vistoria da obra de instalação da sobrecobertura metálica no Solar

O Solar do Colégio, em Campos, sede do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, em Tócos, recebeu, na segunda-feira (24), visita do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), capitaneada pela chefe do Escritório Técnico da Região dos Lagos, Carina Mendes. O grupo foi recebido por equipes da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

Na ocasião, foi realizado o acompanhamento e uma vistoria da obra de instalação da sobrecobertura metálica sobre a edificação do Solar. A intervenção foi iniciada recentemente. Na fase atual, 34 pilares de estrutura metálica em aço estão sendo fixados nas fundações.

O vice-presidente da FCJOL, Fernando Machado, e a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado, receberam o grupo. O diretor de Comunicação da Uenf e presidente da Comissão de Fiscalização do Contrato de Restauração e Reforma do Solar do Colégio, Vitor Sendra, também se fez presente.

“A presença do Iphan, acompanhando a obra de instalação da sobrecobertura, é essencial não apenas para segurança de todo o processo, como também para estreitamento dos laços com a instituição, tão importante para todo e qualquer bem tombado. O Escritório Técnico da Região dos Lagos atua em uma área muito grande de abrangência e não posso deixar de destacar o esforço de Carina Mendes em acompanhar todo o processo. Além disso, a presença do vice-presidente da FCJOL, Fernando Machado, e dos funcionários da Uenf, indica bem o tom de cooperação mútua que tem pautado os trabalhos de recuperação do Solar e do Arquivo”, observou Rafaela Machado.

Novo horário de funcionamento

Durante a fase atual da reforma do prédio que abriga o Arquivo, o atendimento ao público será encerrado às 14h, e, com isso, pesquisadores interessados em consultar o acervo devem ficar atentos. Estão disponíveis, para o agendamento, o e-mail arquivodecampos2001@gmail.com e o WhatsApp (22) 98179-4405.