Firjan Senai Sesi e Porto do Açu promovem curso de produção cultural em SJB
Setenta jovens e adultos participam das aulas de capacitação profissional e cultural
A Firjan Senai Sesi e o Porto do Açu promovem em São João da Barra dois cursos na área cultural que beneficiam 70 jovens e adultos para inserção no mercado artístico. As ofertas são para turmas de “Produção e Gestão de Projetos Culturais” e “Resenha com Arte”, que abrange desenho, pintura, fotografia e arte digital, dividido em três módulos.
“O objetivo é prepará-los para o mercado de trabalho artístico e cultural, desenvolvendo suas habilidades e potencializando sua criatividade. São inúmeras as parcerias que a Firjan SENAI SESI tem com o Porto do Açu, sendo esta com foco na Responsabilidade Social, de forma a contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, disse a gerente executiva regional da Firjan SENAI SESI, Eliane Azevedo.
“Já promovemos outras iniciativas semelhantes em Campos e diversas cidades fluminenses, e agora expandimos a atuação para São João da Barra, município que é tão conhecido pela sua efervescência cultural. Com isso, fortalecemos o empreendedorismo e a economia criativa, mobilizando toda a cadeia produtiva que gira em torno da Indústria Cultural da região”, disse Antenor Oliveira, gerente de Cultura e Arte da Firjan.
No curso de Produção e Gestão de Projetos Culturais, os alunos recebem capacitação em competências técnicas e administrativas necessárias ao desenvolvimento de projetos de todas as áreas no cenário cultural. Já o curso Resenha com Arte é direcionado a alunos da rede municipal de ensino para formação de novos artistas. As aulas acontecem numa unidade cedida pela Prefeitura de São João da Barra.
Dos 70 jovens que estão sendo capacitados, 40 são do curso de Gestão e Produção de Projetos Culturais e 30 do Resenha com Arte, cuja aula inaugural aconteceu no sábado (14). A iniciativa alinha-se às metas da Firjan SESI de ampliar a oferta de Cursos de Educação Continuada em Cultura, promovendo a gratuidade e respeitando os princípios do Plano Nacional de Cultura.