Inaugurado o novo pronto socorro do Hospital Ferreira Machado, em Campos

Inaugurado o novo pronto socorro do Hospital Ferreira Machado, em Campos

Reestruturação foi entregue após dois anos de obras; solenidade teve presenças de autoridades da região, estaduais e federais

Prestigiado pela presença de autoridades municipais da região, estaduais e federais, foi inaugurado na noite desta segunda-feira (3), o novo pronto-socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, maior unidade médica do Norte e Noroeste Fluminense. Após dois anos de obras tocadas com o fluxo de emendas de deputados e senadores do Rio de Janeiro, o novo espaço promete garantir maior capacidade de atendimento às emergências médicas demandadas pelas duas regiões, em especial pelos acidentes nas BRs 101 e 356.

A solenidade de inauguração contou inicialmente com bênção do bispo diocesano local, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, que destacou a importância das novas instalações. Na sequência, apresentação de autoridades como os prefeitos de Italva, Cardoso Moreira e Santo Antônio de Pádua, respectivamente Léo Pelanca (PL), Geane Vincler (PSD) e Paulinho da Refrigeração (MDB). E também do deputado federal Felício Laterça (PP) e do senador Carlos Portinho (PL). Além dos ex-governadores e ex-prefeitos Anthony e Rosinha Garotinho, pais do prefeito Wladimir.

Anthony Garotinho destacou o investimento feito em sua primeira gestão como prefeito para reabrir o Ferreira Machado, uma unidade estadual há anos fechada. O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, destacou a importância da unidade para atender com maior dignidade aas emergências médicas da região e citou as vítimas de acidentes das rodovias federais. E Wladimir destacou a importância da união das prefeituras pelo bem-estar geral.

“É muito importante essa união, principalmente quando o assunto é saúde, por isso me sinto tão feliz em ter aqui as presenças de Léo Pelanca, Geane e Paulinho. Lembro no período da pandemia do Coronavírus, quando ficávamos nós, prefeitos, ligando um para o outro, para ver quem tinha medicamento para emprestar ao outro”, exemplificou Wladimir como forma de mostrar a união dos prefeitos.

Com a inauguração, o hospital passa a funcionar com portarias separadas para diferentes tipos de atendimento. O acesso principal, pela Rua Rocha Leão, voltará a ser utilizado, desta vez voltado para pacientes de menor gravidade, que chegam para consultas rápidas, medicações e procedimentos. Esses pacientes passarão pela triagem, acolhimento e, após o atendimento, serão medicados e liberados ou encaminhados para internação, se necessário.

Já a nova entrada pela XV de Novembro, destinada às ambulâncias e aos casos mais graves, será o ponto de acesso para os pacientes que necessitam de internação. Dali, eles terão entrada direta para o interior do hospital, onde ficam localizadas as unidades de internação, como a Unidade de Pacientes Graves (UPG), Unidade Intermediária (UI), Unidades de Curta Permanência e enfermarias.

“Com o novo pronto-socorro, conseguimos separar os fluxos de pacientes. Os casos mais leves serão atendidos por uma entrada diferente, enquanto os pacientes graves terão um acesso exclusivo, com estrutura adequada para politrauma, sala de reanimação e leitos modernos. Essa divisão melhora a logística, reduz o tempo de espera e organiza o atendimento de forma mais eficiente”, explica o diretor clínico do HFM, Hugo Calomeni, observando que a mudança foi planejada para tornar o fluxo mais seguro e funcional.

O acesso à emergência pediátrica continuará o mesmo, pela Avenida XV de Novembro, sem nenhuma alteração no atendimento das crianças.