Indústrias do Norte e Noroeste vencem Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023
Copapa, de Santo Antônio de Pádua, e Schlumberger, em Macaé, foram premiadas
Oito empresas fluminenses são as mais novas ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade – duas delas nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. O anúncio oficial dos vencedores, que neste ano contou com 59 projetos concorrentes, ocorreu durante o Rio Construção Summit, com a participação dos finalistas, do 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano e do 2º vice-presidente, Carlos Erane de Aguiar, e do vice-presidente e presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann. A solenidade contou ainda com palestra magna do economista e ambientalista Sergio Besserman Vianna, presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico.
Entre os agraciados estão a Schlumberger Serviços de Petróleo (SLB), com sede em Macaé, no Norte do Rio, vencedora na categoria “Mudança do Clima e Eficiência Climática”, pelo projeto “Por um planeta equilibrado: Reduzindo as Emissões de Gases de Efeito Estufa com Eficiência Energética”. A empresa vem implementando ações que vem diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e aumentando a geração de energia renovável.
“A região vive um boom de projetos em energia renovável, e iniciativas como esta devem ser louvadas e replicadas. O mercado de petróleo é e continuará sendo muito importante para a economia do país e da região, e a transição energética é uma agenda igualmente importante”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
Outra agraciada foi a Copapa, fábrica de papéis sanitários de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, que recebeu Menção Honrosa pelo Programa Copapa +, que reúne uma série de projetos focados em soluções sustentáveis.
“É um grande orgulho termos uma fábrica como a Copapa em nossa região. Este troféu se junta a uma série de prêmios que a empresa recebeu nos últimos anos, sempre focados na sustentabilidade. Além de ser uma das grandes geradoras de empregos da região, há ainda o cuidado com o meio ambiente”, destacou o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann, que fez a entrega do prêmio ao representante da empresa durante o Rio Construção Summit.
O Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece as iniciativas que se destacam no estado do Rio em prol da sustentabilidade, que conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental, equilíbrio econômico e responsabilidade social. Desde 2013, o Prêmio recebeu 624 projetos, nas categorias “Água e Efluentes”; “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”; “Mudanças Climáticas e Eficiência Energética”; “Resíduos Sólidos”, “Gestão de Impacto e Investimento Social”; e “Estratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
“O propósito da Firjan é reconhecer publicamente ações bem-sucedidas desenvolvidas por empresas e instituições fluminenses. Queremos divulgar e motivar melhores práticas, que envolvam o aprimoramento dos processos produtivos industriais, projetos socioambientais e iniciativas de cunho sustentável”, destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da federação.
Também participaram da cerimônia Carla Pinheiro, diretora da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Mulheres; Ricardo Guadagnin, presidente da Firjan Leste; Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região; e José Magno Hoffmann, presidente da Firjan Noroeste.