Inea resgata bezerro preso no mangue em Campos

Ação no Parque Estadual da Lagoa do Açu destaca a importância dos UTVs 4×4, adquiridos este ano para operações de resgate e proteção da fauna em terrenos críticos
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou, na última terça-feira (7), o resgate de um bezerro que se encontrava atolado no manguezal do Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG), em Campos dos Goytacazes. A operação foi executada com sucesso pela equipe da unidade de conservação, que utilizou um veículo UTV 4×4, essencial para cenários de difícil acesso.
“Essa ação exemplifica a importância do equipamento presente nas unidades de conservação. As UTVs são de grande importância para gestão territorial e na preservação da biodiversidade do estado” afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O animal foi localizado pelo gestor do Pelag durante o retorno do monitoramento da faixa de praia da unidade de conservação. Agentes mobilizaram-se imediatamente para evitar a morte do animal: entraram no mangue e amarraram uma corda no bezerro de forma segura, evitando ferimentos. A outra extremidade do objeto foi acoplada ao guincho do UTV 4×4, que puxou o filhote para uma área de solo seguro.
Ao final, agentes testemunharam uma cena que reforçou o sucesso da missão: o reencontro emocionante entre o bezerro resgatado e sua mãe, que aguardava ansiosamente nas proximidades pelo retorno do filhote. O momento registrado pela equipe simboliza o compromisso do instituto em assegurar o bem-estar animal e o equilíbrio do ecossistema, mesmo em situações decorrentes de irregularidades.
A UTV 4×4 empregada no resgate faz parte de um lote adquirido pelo Inea em junho deste ano. Os veículos, com tração nas quatro rodas, são fundamentais para patrulhamento em terrenos complexos, como áreas com lama, subidas íngremes e regiões alagadas, além de darem suporte essencial no controle de incêndios florestais. Atualmente, o Inea direcionou os carros em três unidades de conservação que apresentam os maiores desafios de acesso: o Parque Estadual da Ilha Grande, Parque Estadual dos Três Picos e o Parque Estadual da Lagoa do Açu.