Irmãos de 12 e 7 anos em estado grave após serem eletrocutados na Região dos Lagos

Menina tentava tirar pipa da rede elétrica para um colega vizinho e recebeu descarga que atingiu também o irmão mais novo
Seguem em estado grave no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, dois irmãos, uma menina de 12 anos e um menino de 7, eletrocutados em São Pedro da Aldeia, cidade da Região dos Lagos Fluminense, no último sábado (28). Ela recebeu uma descarga elétrica de alta tensão da rede elétrica da rua, a poucos metros da varanda do segundo piso da casa da família, ao usar uma haste metálica para tentar desprender uma pipa da fiação, a pedido de um menino vizinho. Por estar perto, o irmão também acabou atingido pela descarga.
“Meus filhos estavam em casa quando uma pipa de um menino vizinho, de 5 anos, agarrou na rede de alta tensão. Ele pediu para minha filha mais velha retirar e ela, muito inocente, pegou uma haste de alumínio de três metros e foi tentar desprender a pipa. Ao encostar a haste na rede elétrica, automaticamente ela levou a descarga. E o irmão, estando perto, encostado no parapeito do guarda-corpo, também sofreu algumas queimaduras”, explicou o pai das crianças, Rennes Ferreira.
O menino teve queimaduras de primeiro e segundo graus, enquanto a irmã teve de primeiro, segundo e terceiro graus, em diversas partes do corpo. Os dois foram socorridos para a unidade médica da cidade próxima, que tem mais estrutura. Nesta segunda-feira, 30, de acordo com as informações do hospital, as crianças passavam por exames clínicos de imagem e eram avaliadas pelas equipes de pediatria, neurocirurgia e de cirurgia geral.
O pai das crianças explicou que por diversas vezes já tentou junto à concessionária de energia elétrica Enel, afastar a rede de energia de sua varanda, devido ao risco por causa da proximidade da fiação, sem resultado.
“Foram vários os pedidos, porque diversas vezes a rede já estourou e os fios ficaram caídos em cima da minha casa. E até hoje a Enel não tomou nenhuma providência. Tenho anotados os protocolos das vezes em que pedi para eles fazerem o afastamento da rede e o e isolamento da mesma, mas, infelizmente, nada foi feito”, lamentou Rennes Ferreira.
Em nota, a concessionária de energia elétrica Enel informou que a rede elétrica do local onde ocorreu o acidente encontra-se dentro dos padrões de segurança. Ainda na nota, a empresa lamentou o acidente informou que está em contato com a família e reiterou o alerta sobre o perigo de empinar pipa próximo das redes elétricas, o que pode resultar em graves acidentes, como o ocorrido com os filhos de Rennes.