Macaé é a 4ª cidade mais violenta do Estado e a 36ª no país
O levantamento foi feito pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Macaé, no Norte Fluminense, é o 36º município mais violento do Brasil, num total de 50, e o 4º no Estado do Rio de Janeiro, de acordo com levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, divulgado nesta quinta-feira (20). A cidade superou dois municípios da Baixada Fluminense, Duque de Caxias e Belford Roxo, que ficaram em 43º e 49º respectivamente.
O levantamento levou em consideração a taxa de mortes violentas internacionais em cidades com população acima de 100 mil habitantes. Segundo o documento, Macaé registra taxa de 46.7 homicídios por 100 mil habitantes. No Estado do Rio de Janeiro, o município ficou atrás somente de Itaguaí, na Região Metropolitana, Queimados, também na Baixada Fluminense, e Angra dos Reis, no Litoral Sul Fluminense, que ocupam o 16º, 17º e 22º posições na lista.
Já o Rio de Janeiro é o único estado de toda a Região Sudeste do país citado no ranking. Praticamente 50% das 50 cidades que registraram os maiores índices de violência, estão localizadas na Região Nordeste do país, Jequié (BA) é o município com as maiores taxas de mortes violentas intencionais, com 88,8 casos por 100 mil habitantes.
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública é baseado em dados fornecidas pelas secretarias de segurança pública de cada estado brasileiro. Os dados foram enviados pelas Polícias Civis, Militares e a Federal.