Macaé registra redução de 50% na letalidade violenta no 3º trimestre de 2025

Macaé registra redução de 50% na letalidade violenta no 3º trimestre de 2025

Dados são da 123ª Delegacia de Polícia

Segundo dados divulgados na segunda-feira (20) pela 123ª Delegacia de Polícia, Macaé apresentou redução de 50% no índice de letalidade violenta no terceiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período anterior, alcançando um dos melhores resultados de toda a série histórica. Além disso, a 123ª DP lidera o ranking estadual de efetividade da Polícia Civil do Rio de Janeiro, com a média de 99,6% e o conceito AAA, indicando desempenho elevado na resolução de crimes e queda na criminalidade.

Somente este ano, mais de 38 homicidas foram levados à Justiça em decorrência do trabalho investigativo conduzido pela 123ª DP. O desempenho positivo evidencia o impacto das estratégias da unidade em repressão aos crimes desta natureza, fortalecendo cada vez mais a sensação de segurança no município.

Segundo o governo municipal, a Prefeitura de Macaé tem contribuído com as forças de segurança ao investir na ampliação do efetivo da Guarda Municipal, na modernização de equipamentos e na capacitação contínua dos agentes. “A integração da Guarda com as demais forças de segurança tem garantido uma resposta mais rápida às ocorrências, fortalecendo o policiamento preventivo e comunitário”.

Em 2020, Macaé estava entre as seis cidades mais violentas do Brasil e o trabalho em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Guarda Municipal, Mobilidade Urbana, contribui para os índices positivos no que diz respeito à segurança pública. O município já alcançou, por quatro vezes consecutivas, o melhor índice medido pelo Instituto de Segurança Pública.

A Prefeitura também cita o monitoramento por câmeras de vigilância, integrado a um centro de operações, também tem sido fundamental para a prevenção e repressão de crimes.

O incentivo da prefeitura ao entregar a construção do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, inaugurado em julho de 2023, e o pagamento de policiais militares diariamente nas ruas de Macaé, por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), são importantes para a melhoria da segurança na cidade.