Morre ciclista que sofreu acidente na BR-101 em Campos no fim de semana

Morre ciclista que sofreu acidente na BR-101 em Campos no fim de semana

Especialista observa que bicicletas elétricas exigem maiores cuidados para evitar acidentes

Morreu no Hospital Municipal Ferreira Machado (HFM), em Campos, o ciclista que sofreu um acidente no último sábado (23), próximo ao Trevo do Índio, na área urbana da cidade. Francisco de Azevedo Lima guiava uma bicicleta elétrica, quando acabou envolvido em um acidente com um caminhão na BR-101. Especialistas lembram que esse tipo de bicicleta exige maiores cuidados na condução.

Francisco teria colidido com o caminhão pouco antes das 10h da manhã do sábado, na altura do km 67. Com ferimentos graves, ele foi socorrido para o HFM, onde acabou vindo a óbito. O corpo foi levado para necropsia no IML de Campos e posterior liberação para sepultamento.

O acidente que vitimou Francisco chama a atenção para os riscos ao conduzir bicicletas em locais com tráfego intenso de veículos. Situação agravada quando envolve a utilização de bicicletas elétricas, como alerta o especialista em engenharia e segurança do trânsito Samuel Gamberini.

“Bicicletas elétricas atingem altas velocidades, aumentando o risco de acidentes graves, especialmente envolvendo ciclistas inexperientes. Em alguns casos, os freios não são adequados para as velocidades que as bicicletas elétricas atingem, aumentando o risco de perder o controle. E o não uso de equipamentos de segurança, como capacetes, bem como o desrespeito às regras de trânsito, aumentam os riscos”, orienta Gamberini.