Norte Fluminense gera mais de 10 mil empregos no primeiro semestre

Saldo foi atingido após criação de quase 2 mil postos de trabalho na região em junho, aponta o Coneflu
A região Norte Fluminense gerou 10,1 mil empregos no primeiro semestre de 2025, informa o projeto Conjuntura Econômica Fluminense (Coneflu), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O saldo foi atingido depois da geração de quase dois mil postos de trabalho na região no mês de junho, com destaque para os municípios de Macaé e Campos dos Goytacazes, os dois maiores empregadores.
No acumulado de janeiro a junho, segundo o Coneflu, a região gerou exatos 10.087 empregos formais, com carteira assinada, liderada por Macaé, com 5.301 postos, mais da metade dos empregos, e Campos dos Goytacazes, com 3.073 colocações. Em seguida, em terceiro, vem São Francisco de Itabapoana, com 805 postos, e São João da Barra, com um saldo 533 empregos no semestre.
“Setorialmente, considerando os principais municípios geradores de emprego na região (Campos, Macaé, São Francisco e São João da Barra), as atividades de serviço lideraram, com a geração de 4.690 empregos no acumulado. Em seguida vieram as atividades industriais, com 2.345 postos, as agropecuárias 1.710 colocações, as do comércio, com 864 empregos, e da construção civil, com 104 novos postos de trabalho no semestre”, explica o economista e professor da Uenf Alcimar Chagas, integrante do Coneflu.
Em termos de país, o Brasil gerou no período um total de 1.222.591 empregos, enquanto o Estado do Rio de Janeiro criou 60.684 novas vagas de trabalho no semestre, complementa o Coneflu.